Publicação

Utilidade e Garantia do Serviço

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

A geração de valor através da utilidade e da garantia segundo a #ITIL  

Estou aqui com um artigo pequeno, mas necessário para quem acompanha de perto temas relacionados a gerenciamento de serviços de TI. O objetivo dele é definir utilidade e garantia segundo a biblioteca #ITIL.  

Utilidade de um serviço

Lembre-se sempre que utilidade é aquilo que o cliente quer com o serviço. Está relacionado às funções deste serviço. Serviço com utilidade significa que este está adequado ao propósito. Os requisitos foram implementados e atendidos. Se seu cliente deseja acesso a internet, por exemplo, a utilidade será entregue quando finalmente estiver acessando. Simples assim.

Garantia de um Serviço

Aqui a ideia é lembrar que a garantia está associada a como o cliente quer receber. Se o serviço atende a determinados critérios de performance , capacidade, disponibilidade e segurança. Por fim, serviço com garantia significa que este está adequado ao uso.

Segundo a biblioteca ITIL, um serviço entrega valor quando está adequado ao seu propósito e ao uso. Em outras palavras, quando ele entrega utilidade e garantia ao cliente.

A utilidade e garantia do serviço de TI devem ser concebidas na estratégia de serviços da ITIL, com o auxílio das práticas de processos como como gestão do portfólio de serviços e gestão do relacionamento com a área de negócio. Depois é desenhadas, implementada, operada e continuamente melhorada ao longo do ciclo de vida

Utilidade e garantia na prática

Para saber mais como isso tudo acontece na prática, veja: Utilidade e Garantia ao Longo do Ciclo de Vida do Serviço de TI.

Comentários