Publicação

Como administrar seus pontos fortes e fracos e se transformar em seu próprio gerente

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE


pontos fortes


"Na Era do Conhecimento, o sucesso sorri para os que sabem
administrar seus pontos fortes e fracos." Peter Drucker


Compartilho aqui um artigo que achei muito interessante. Nele, é possível fazer uma análise do seu perfil e chegar a conclusões que, segundo os autores, evitam que você seja inserido em contextos que não potencializam os seus pontos fortes.


O texto me chamou muito a atenção principalmente pela ousadia de quebrar antigos paradigmas com afrimações como "A maioria das pessoas concentra-se
em melhorar nas áreas em que tem baixa competência, o que é um grande equívoco"(pag.03).


A seguir, um resumo completo do artigo :

"Os grandes realizadores da história, como Napoleão, Leonardo da Vinci e Mozart, têm basicamente três características em comum: grande talento, uma lista de feitos insuperáveis e o fato de sempre terem gerenciado a si mesmos. Não é possível pedir aos simples mortais que se igualem a eles em gênio ou nas realizações. No entanto, pode-se pedir –e lhes será pedido– que aprendam pelo menos a gerenciar a si mesmos nesta Era do Conhecimento para que obtenham sucesso em meio à mudança contínua. Quem afirma isso é o “pai do management”, Peter Drucker, em seu novo livro, Desafios Gerenciais para o Século XXI (ed. Pioneira). HSM Management publica a seguir os highlights de Gerenciar a si mesmo, um dos capítulos da obra, em que Drucker evidencia a nova exigência de que os profissionais se autogerenciem e sugere um roteiro de cinco passos para que possam fazer isso: 1) analisar as próprias forças; 2) analisar os próprios valores; 3) encontrar o lugar a que pertencem; 4) descobrir qual a contribuição que podem dar; e 5) assumir responsabilidade por relacionar-se com chefes e outros profissionais no trabalho. Segundo Drucker, o segredo não está em tentar mudar a si mesmo, pois o sucesso é pouco provável nesse caso, mas sim em conhecer e explorar seus pontos fortes. O especialista comenta ainda a nova necessidade de os profissionais se prepararem para a segunda metade da vida (veja quadro na página 84)."
Boa leitura!


Como administrar seus pontos fortes e fracos e se transformar em seu próprio gerente

View more documents from Fernando Palma (http://gsti.blogspot.com) .

Comentários