Publicação

Governança de TI x Governança Corporativa

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE


Governança de TI



O que é Governança Coorporativa?


O que é Governança de TI?




E Governança Empresarial, do que se trata?



Qual a relação entre estes conceitos?




É comum que estes conceitos confundam o raciocínio de quem inicia sesus estudos em Governança, sobretudo durante o treinamento de COBIT , que aborda Governança de TI logo nos primeiros slides. O objetivo desta publicação é ajudar a compreensão destes termos e relação entre eles.


O primeiro aprendizado necessário é que Governança de TI faz parte da Governança Cooportativa da organização . Ou seja: não é correto estabelecermos que A Governança de TI se reporta, mas sim que deve fazer parte da Governanaça Coopotativa da empresa/área de negócio.


Entretanto, não custa acrescentar que,atualmente, a Governança de TI é também mencionada como parte de um conceito mais amplo denominado como Governança Empresarial . Vejamos os detalhes destes conceitos para compreender melhor:





Governança Empresarial : é um termo mais recente, que abrange a Governança de Negócios e a Governança Coorporativa.
  • Governança de Negócios : está preocupada com aspectos de performance da área de negócio, tais como lucratividade, redução de custos e cumprimento de expectativas do cliente.
  • Governança Coorporativa : está preocupada com conformidade, envolvendo cumprimento de regulamentos internos e/ou externos.
Governança de TI: deve suportar a Governança Empresarial. Governança de TI envolve ações, estruturas, tomadas de decisões e todos os aspectos e componentes envolvidos que façam com que TI atenda e amplie os objetivos da área de negócio.

Contudo, não está errado mencionar que a Governança de TI faz parte da Governança Cooporativa , a abordagem a Governança Empresarial surgiu apenas para acrescentar ao conceito anterior. Podemos dizer que a Governança de TI suporta tanto a Governança Cooporativa como a de negócios, ou seja: a Governança Empresarial .

Ainda ficou confuso? O Gráfico abaixo ilustra estas relações. Espero que ajude!


Mais informações sobre o tema neste livro

Comentários