Publicação

Conhecendo a Administração de Recursos Humanos

foto de
Vanderlei Moraes CONTEÚDO EM DESTAQUE

Olá Leitores do Portal GSTI, fui convidado pelo Administrador do Site para ser autor aqui no site e com grande prazer aceitei fazer parte deste projeto.
Estarei tratando aqui dos assuntos relacionados a Gestão de Pessoas, do estratégico ao operacional, e para começar vamos falar um pouco da ARH (Administração de Recursos Humanos)
Por: Vanderlei Moraes


A Administração de Recursos Humanos trata especificamente da gestão de pessoas, sendo a área da administração que estuda o suprimento, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle dos Recursos Humanos, com vistas ao atingimento dos objetivos organizacionais e individuais das partes interagentes.

A tarefa básica da administração é fazer as coisas com as pessoas, de modo que a vida em sociedade se torne mais fácil.


Não há desenvolvimento econômico sem Recursos Humanos .
No contexto sociológico da ARH , podemos dizer que administrar pessoas, é zelar por elas, observando as mais variadas formas de ação, e as relações humanas dentro das Organizações.

Administração de Recursos Humanos ou gestão de pessoas é o mesmo que coordenar mão-de-obra de acordo com os interesses de quem necessita dela ou de quem a dispõe para fornecê-la a parte interessada, buscando um equilíbrio entre ambas. Uma gestão de pessoas com qualidade é primordial para que as pessoas sintam-se motivadas para o desempenho de tarefas.

A eficácia na ARH possibilita maiores condições de racionalização do trabalho , auto grau de desempenho , satisfação dos trabalhadores, aumento de produtividade , entre outros fatores positivos que podemos elencar.

Para gerir pessoas, é necessário ter espírito de liderança , visão administrativa e ter algumas noções básicas de psicologia, condições estas que possibilitará melhor compreensão das habilidades e capacidades pessoais no campo das relações humanas.

Um aspecto fundamental para visualização do direcionamento da atividade de RH é atentarmos para sua contribuição crescente na humanização das relações de trabalho.

O gestor de RH deve desenvolver um espírito humanista dentro das relações de trabalho, procurando demonstrar aos indivíduos o valor que tem a pessoa nas organizações .


Mais Artigos podem ser visto em meu site: Portal Gestão de Pessoas

Até a próxima.

Vanderlei Moraes: Analista de Pessoal, formado em Administração de Empresas pela Faculdade Estadual do Paraná e MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.

Comentários