Publicação

ITIL V3 2011

foto de
Fernando Palma

O que mudou com a ITIL V3 2011

Em 2011, a biblioteca #ITIL sofreu uma atualização para corrigir informações, esclarecer conceitos e acrescer novas práticas dentro do Ciclo de Vida do Serviço . Tais mudanças foram orientadas e sugeridas pela própria comunidade ITSM, em busca do avanço das melhores práticas.

Somente em 2012, as provas da ITIL começaram a ser disponibilizadas com as alterações. A certificação que menos sofreu modificações foi a do nível Foundation. No Brasil, as certificações ITIL 2011 começaram a estar disponíveis a partir de 01/05/2012. Temporariamente, exames na versão anterior ainda podiam ser realizados, até que tornaram-se obsoletos 20/08/2012.

A seguir, descrevo brevemente alguns tópicos sobre as mudanças sofridas na versão ITIL V3 2011 e suas consequências para os estudantes e profissionais certificados.

O que mudou na nova versão da biblioteca da ITIL
  • Na etapa da Estratégia de Serviços de TI, foi criado um novo processo de Gerenciamento do relacionamento com o Negócio . Na verdade, esta área de conhecimento já era citada na versão anterior, mas não como um processo. O Gerenciamento Financeiro de TI foi ampliado e muitos outros conceitos desta etapa foram esclarecidos.
  • Na Etapa de Desenho de Serviços , foi esclarecido como criar um alinhamento com a Etapa de Estratégia e como gerenciar o fluxo de atividades durante a todo o Desenho do serviço novo ou alterado. Para tanto, foi criado um processo denominado Coordenação do Desenho . Outros conceitos em geral foram melhor trabalhados e esclarecidos.
  • Na Transição de Serviços, foram disponibilizados esclarecimentos sobre o relacionamento entre os processos de Gerenciamento de Mudanças , Liberação e Ativos e Configuração . O Processo de Avaliação foi rebatizado de Avaliação de Mudanças .
  • Na Operação de Serviços maiores esclarecimentos foram estabelecidos para o processo de cumprimento de requisição, além da definição clara entre uma requisição e uma mudança padrão. A "operação normal do serviço" foi redefinida, foram acrescidas informações sobre gerenciamento de mainframes e servidores e o escopo de informações para funções da operação foi ampliada.
Quanto a Certificação
  • Quem já é certificado não precisa refazer a prova ou atualizar a certificação com uma prova de Bridge, independente do nível: Foundation, Intermediários ou Expert. A versão da ITIL não mudou, apenas atualizações foram acrescidas a ITIL V3, como descrito acima. O conteúdo programático das certificações também continua o mesmo. No Brasil, os cursos oficiais ainda estão se atualizando, mas para o curso de ITIL Foundation pouca coisa mudará e quem já se preparou não precisa estudar novamente caso deseje ser aprovado na versão 2011 . Vale ressaltar também que o certificado profissional não menciona se o candidato passou na prova na versão atualizada ou na anterior.
Onde estudar ITIL

Comentários