Publicação

liderança e motivação segundo os grandes pensadores (parte 01)

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Dicas de liderança e motivação baseadas na experiência e ensinamentos de grandes gênios (parte 01)

Cada vez mais as organizações buscam no mercado profissionais com o perfil de líder . Durante seleções, mesmo quando não estão sendo realizadas para cargo de chefia, atributos de liderança são notados e apreciados por equipes de recursos humanos, ou até por gestores durante entrevistas técnicas. Nós profissionais, sentimos a necessidade de desenvolver habilidades interpessoais para conviver com equipes, satisfazer as expectativas destas organizações e ainda estarmos prontos para liderar .
 

Nesta série de artigos, pretendo realizar uma seleção de ensinamentos básicos que considero importantes para carreira de qualquer profissional , mesmo os que não estejam almejando ou ocupando cargos de liderança no momento desta leitura. A ideia é refletir sobre lições passadas por grandes lideres e pensadores. Aproveitem e, se possível, participem!

1) "Ninguém que queira fazer tudo sozinho, ou que ambicione ficar com todo o crédito pelo que faz, será um grande líder" Andrew Carnegie

Esta deveria ser uma das máximas de qualquer líder . Aprender a delegar e reconhecer os méritos é fator crítico de sucesso para transformar um grupo em uma equipe. O bom líder se alegra com o êxito de seus subordinados . É comum que novos gestores desejem acumular atividades que deveriam ser delegadas, prejudicando a produtividade e custos do trabalho fim. Pior, aqueles que, novos ou experientes, não observam a importância de valorizar os subordinados e atribuem a si os resultados quando  positivos. Estas fraquezas devem ser notadas e mitigadas no comportamento do "chefe" pela organização, antes que seja tarde de reparar as consequências trágicas no clima organizacional entre a equipe.

2) "A diferença entre o chefe e o líder: o chefe diz vá! O líder diz vamos!" E. M. Kelly

Segundo a bela tradução de George E. M. Kelly, o chefe é aquele que simplesmente delega, enquanto o líder apoia e facilita o trabalho delegado a equipe. Não é a toa que são recorrentes definições atuais de liderança como  "facilitação" do trabalho da equipe, pois este é um atributo esperado pelas organizações do profissional que exerce chefia: o de facilitador . Facilitar nada mais é do que prevenir problemas com execução de tarefas, apoiar nas dificuldades, garantir a comunicação e outras necessidades e tudo isto deve ser exercido pelo líder.

3) "Ninguém é líder dando cascudo na cabeça dos outros...isso é agressão, não liderança" Dwight D. Eisenhower

Se um dia já foram toleradas agressões verbais de um líder a seu subordinado, já não é mais. A própria lei trabalhista considera assédio moral e não são incomuns causas na justiça ganhas por este motivo. A técnica de ser temido para fazer as coisas acontecerem está terminantemente "abolida". Como um maestro de uma orquestra, o bom líder precisa ser influente e não autoritário .

4) "Eu louvo com alarde e acuso na surdina" Catarina, a grande

Frase que pode ser considerada bastante atual, apesar de ter sido criada pela imperatriz por volta de 1.700. O líder precisa motivar e valorizar os méritos e corrigir os pontos fracos de sua equipe sem prejudicar a auto estima dos profissionais. Para tanto, é necessário que a comunicação adequada seja utilizada para não expor o profissional, há não ser que isso seja feito com motivo de chamar atenção para pontos positivos.

5) "As pessoas são convencidas pela razão, mas movidas pela emoção; o líder precisa não só convencê-las, mas também comovê-las." Richard M. Nixon

A minha predileta deste primeiro capítulo da série sobre liderança . Em uma só frase, o ex-presidente dos Estados Unidos traduziu a ideia de que o líder precisa fazer com que sua equipe compre a ideia e para isso terá que utilizar de informações e preparar a melhor estratégia de comunicação que toque sua equipe. Isso me lembra um amigo que costuma dizer que um líder também é um vendedor .

E você, qual característica considera importante em um líder? Compartilhe sua experiência e contribua com esta série de artigos.

Veja outros artigos sobre carreira e desenvolvimento profissional:

Comentários