Publicação

Desvendando o BPM (parte 3)

foto de
Marcelo Gaspar CONTEÚDO EM DESTAQUE

Modelagem de processos


Dando continuidade em nossa abordagem sobre BPM , hoje vamos falar um pouco sobre modelagem de processos e o BPMN - business process modeling notation, utilizando como base o Guia para o gerenciamento de processos de negócio – Corpo comum de conhecimento - CBOK® (ABPMP) versão 2.0. 2009. 


A modelagem de processos é formada por um conjunto de atividades envolvidas na criação de um processo de negócio em proposição ou existente, combinando  atividades, processos e habilidades que nos dão uma visão e por conseguinte um possível entendimento do processo de negócio.

Quando olhamos para a modelagem de processos, verificamos que a mesma nos da uma perspectiva ponta-a-ponta de processos; sejam eles primários, secundários ou de gerenciamento. Para mais informações sobre tipos de processos acesse o nosso artigo BPM, BPMN, BPMS, o que é isso? (parte 2) .


1 - DIAGRAMAS, MAPAS E MODELOS


1.1 DIAGRAMA - Notação simples do fluxo de trabalho dando uma visão básica de um processo, focando nos principais elementos de um fluxo de processo, não mostrando detalhamentos que não são necessários ao entendimento do fluxo de trabalho.

1.2 Mapa - Tendo maior precisão do que o diagrama, tendendo a ter mais detalhes não só do processo mas também no que diz respeito aos seus relacionamentos, como os envolvidos(atores), resultados, eventos.

1.3 Modelo - Tendo um alto grau de precisão, p odendo ser utilizado para representar desempenho, possuindo um maior detalhamento envolvendo dados referentes aos fatores que afetam o desempenho. Uma das grandes vantagens é se poder utilizar a sua capacidade de simulação para podermos analisar e termos um melhor entendimento do processo.


2 - Alguns motivos para criar modelos de processos

  • Obter uma documentação clara um processo existente;
  • Fazer uso para suporte de treinamento;
  • Utiliza-lo como avaliação comparando a padrões e conformidades necessárias;
  • Ter entendimento do comportamento do processo em diversos momentos e situações.

3 - Alguns benefícios da modelagem de processos

  • Ter um melhor entendimento do processo de negócio;
  • Ajuda a se ter melhorias na comunicação;
  • São utilizados como baseline para comparação em monitoramentos e medições;
  • Dão maior facilidade com a simulação e possíveis análises de impacto;
  • Por se tratar de um conjunto comum de técnicas, facilita a padronização.

4 - BPMN – Business Process Modeling Notation


Vem sendo utilizado em grande escala, sendo a notação mais adotada atualmente para a modelagem de processos de negócio.

BPMN significa Business Process Modeling Notation ou Notação de Modelagem de Processos de Negócio e t rata-se de uma notação do BPM para definir padrões para práticas usadas em modelagem de processos, sendo  mantida pela OMG , uma associação internacional aberta, sem fins lucrativos formada por um consórcio indústria de informática desde 1989 . Para maiores informações acesse o site BPMN.ORG

Comentários