Publicação

Liderança e motivação segundo os grandes pensadores (parte 02)

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE
Dicas de liderança e motivação baseadas na experiência e ensinamentos de grandes gênios (parte 02)

1) “Os líderes verdadeiramente excepcionais são aqueles que fazem tudo o que podem para melhorar a auto-estima de seu pessoal. Se as pessoas acreditam em si mesmas, são capazes de realizar coisas incríveis." Sam Walton
O fundador do Wal-Mart fornece esta dica imperdível ao líder : as pessoas produzem e tendem a fazer um trabalho excepcional quando estão sentindo-se bem consigo. Trabalhar a auto-estima de sua equipe é a maneira mais eficaz de obter de cada um o seu melhor.

2) "Se a trombeta der sonido incerto, quem se prepará para a batalha?" 1 Coríntios Capítulo 14
Esta passagem da Bíblia nos chama a atenção de uma das indispensáveis responsabilidades do líder : a de orientar o grupo, coordenar as ações de sua equipe. Sua ação deve ser correta e segura, no momento certo, ou então o trabalho de toda equipe estará em risco.

3) "É obrigação do treinador, do líder, em buscar em si mesmo as causas do insucesso e assumir responsabilidades em vez de recorrer a desculpas." Bernandinho
Outro dever do líder , fundamental para a união e assertividade do grupo: o verdadeiro líder assume a responsabilidade dos insucessos e busca correções junto com sua equipe, em vez de tentar esquivar-se desta responsabilidade, associando resultados ruins a falta de sorte ou a ação desadequada de uma ou mais pessoas.

4) "Seja líder, seguidor, ou saia da frente para não atrapalhar." George Steinbrenner
Com esta frase, o ex proprietário do time de beisebol New York Yankees, chama atenção de um quesito importante para o qual o líder deve estar atento: o alinhamento de idéias entre os membros de sua equipe. Uma liderança deve trabalhar para que o grupo tenha a mesma ideia busque os mesmos objetivos. A existência de uma única pessoa com idéias opostas é um risco para a equipe. Todos devem ter plena convicção de que as decisões são as melhores a serem tomadas, e o líder deve fazer com que isto seja possível.

5) "Temos de nos tornar a mudança que queremos ver." Mahatma Gandhi
O líder verdadeiro sabe que deverá sempre dar o exemplo, pois ele acredita que a atitude influencia mais do que palavras.

Veja outros artigos:

Comentários