Publicação

Empregabilidade: A Arte de se Manter Desejado pelo Mercado

foto de
Wellington Moreira CONTEÚDO EM DESTAQUE

O termo empregabilidade surgiu na última década e pode ser definido como a qualidade que possui a pessoa que está sincronizada com as exigências do mercado de trabalho.


empregabilidade

O termo empregabilidade surgiu na última década e pode ser definido como a qualidade que possui a pessoa que está sincronizada com as exigências do mercado de trabalho , não necessariamente nos padrões tradicionais de emprego. Aumentar sua empregabilidade pode, inclusive, significar lançar-se como prestador de serviços, tendo como vínculo com a empresa apenas um projeto em andamento.

Alguns gostam de afirmar que empregabilidade responde pelo número de alternativas que você possui caso queira mudar de emprego. Então, se você fosse demitido ou decidisse fazer algo diferente a partir de agora, o que faria e quais empresas estariam dispostas a contratá-lo? Uma pergunta que merece reflexão.

Sem dúvida alguma, é fundamental ser empregável nos dias de hoje porque todos aqueles que estão entrando ou pretendem manter-se no mercado de trabalho não podem mais acreditar que as melhores colocações estão apenas dentro das empresas, como empregados. Há muitos médicos que trabalham durante um período do dia em um hospital, atendem em sua clínica particular e ainda são professores universitários. Caso eles venham a perder um destes trabalhos não haverá um brusco impacto em seus padrões de vida. Por outro lado, o médico que trabalha apenas em um hospital e acaba sendo demitido devido à reestruturação do mesmo – não possuindo outra fonte de renda – sentirá quase que instantaneamente os reflexos da perda da sua ocupação atual. Por isto, cuidado!

Como alcançar empregabilidade

Quando estava fazendo o curso de Direito na UEL, entre os colegas estudava uma médica recém-formada e todos perguntavam: “Por que você quer fazer Direito se já é uma médica?”. Encurtando um pouco a conversa, hoje é uma médica bacharel em Direito. Pergunto: Você conhece quantas médicas bacharéis em Direito? Nenhuma ou próximo disto, acredito. Portanto, é uma profissional diferenciada no mercado de trabalho atual.

Abaixo, algumas sugestões para que você tenha seu passe valorizado neste mercado competitivo:

• Adote o lema da Universidade de Harvard (EUA): é importante saber muito de pouco e pouco de muito. Seja um especialista generalista.

• Procure conhecer idiomas, costumes e religiões de outros países para que possa perceber como agem as pessoas que atuam na sua área em lugares diferentes do mundo e por quais mudanças têm passado.

• Viaje bastante dentro e fora do Brasil para vivenciar tudo. Um intercâmbio fora do país aumentará em muito o seu coeficiente de empregabilidade, principalmente se você ainda não ingressou no mercado de trabalho .

• O que você julga ser verdadeiro, imutável, permanente e absoluto não é tão verdadeiro, nem tão imutável, nem tão permanente, nem tão absoluto assim.

• Estude sempre. Quando você pára de estudar, pára de se atualizar e, por fim, deixa de aproveitar novas oportunidades.

• Aumente o seu nível cultural: vá ao teatro, assista bons filmes no cinema, navegue por bons sites.

• Leitura constante de revistas de negócios, livros especializados e jornais diários fazem parte do cardápio de um profissional empregável.

• Faça seu networking. Ligue para seus antigos amigos, convide alguém para jantar, almoce com clientes de longa data, envie e-mails para pessoas que não vê ultimamente. Quem não é visto, não é lembrado.

• Continue procurando uma melhor colocação. O momento ideal para procurar emprego é justamente quando se está bem na ocupação atual – você pode escolher.

• Não pense que salário, mesada do pai ou poupança vão durar para sempre.

• Tenha metas claras para sua profissão. Elabore seus projetos futuros e não espere que os outros façam isto por você.

• Pare de assistir todas as novelas que passam na TV. Aproveite este tempo para ler bons livros ou praticar algum esporte. Talvez aquele amigo do futebol poderá ser seu próximo companheiro de trabalho, já pensou nisto?

Para refletir

• Você encontrar trabalho quando pára de pensar como funcionário e começa a raciocinar como empresário independente.

• Encontre um produto ou serviço que resolva as necessidades não satisfeitas de um grupo de pessoas ou empresa e você terá remuneração garantida.  

Wellington Moreira
wellington@caputconsultoria.com.br

Comentários