Cursos gratuitos online de TI - Desenvolvimento de Software


Cursos gratuitos online DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (+ de 250 horas )
Linguagens de programação
                                                     
O Portal GSTI, visando o apoio a evolução técnica dos profissionais de TI, indica a seguir cursos online de TI para desenvolvimento de software, fornecidos gratuitamente pela Fundação Bradesco. 

O Desenvolvimento é tópico para qual todos profissionais de sistemas de informação precisam estar aptos, portanto recomendadíssimo para quem pretende seguir carreira neste segmento.  

A seguir, listamos as opções de cursos gratuitos de TI para desenvolvimento de aplicativos. Para acessar cada um, basta clicar no nome dos cursos. 


Bons estudos!

Análise Estruturada de Sistemas - 31 horas
Antes de desenvolver qualquer sistema, é necessário fazer o levantamento de requisitos, identificar o fluxo de dados, elaborar modelos funcionais, entre outros procedimentos. No decorrer deste curso o aluno conhecerá os conceitos, metodologias e técnicas para elaborar uma Análise Estruturada de Sistemas. O curso abordará desde o conceito de análise funcional até como construir listas de verificação (relacionadas à qualidade do software), ou seja, o aluno conhecerá todos os passos para desenvolver um sistema funcional e com qualidade. Os exercícios propostos facilitarão a assimilação dos conceitos, fazendo com que o aluno construa, a seu tempo, o conhecimento necessário para desenvolver o uso dessa técnica de análise.

Aplicações Java Mobile - 54 horas
Este curso tem como objetivo transmitir conhecimento no desenvolvimento e uso de aplicativos sem fio usando o J2ME. Na primeira parte do curso você vai aprender sobre a arquitetura J2ME, seu uso e ambiente. Este material também introduz os MIDlets e explica as várias fases do desenvolvimento de um MIDlet. A segunda parte fala sobre como programar com CLDC e MIDP, GUI em MIDlets, gerenciamento de I/O em MIDlets, redes com MIDP, sistema de administração de registros e o futuro do J2ME.


Aplicações Windows Mobile - 12 horas
O Windows Mobile é o sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para rodar em dispositivos móveis, como Pocket PCs Smartphones. Ele foi projetado para permitir que os usuários de dispositivos móveis possam realizar, em seus aparelhos, boa parte das tarefas que executariam em um PC. O Windows Mobile aciona dispositivos avançados e fáceis de usar, que permitem que você envie e receba e-mails, navegue na Internet e trabalhe em versões móveis dos já conhecidos aplicativos Microsoft Office.
Com centenas de aplicativos disponíveis para expandir a plataforma, escolher quando, onde e como trabalhar só depende de você!

C++ - Desenvolvimento Orientado a Objeto - 35 horas
C++ é reconhecida como uma das linguagens de programação mais poderosas que existem. É uma ferramenta essencial para engenheiros de software e programadores profissionais. Apresenta grande portabilidade e permite fácil integração com outras linguagens e bibliotecas, o que a torna a linguagem ideal para o desenvolvimento de software de alta qualidade. As linguagens de programação estão em constante processo de evolução. Uma nova linguagem é criada a partir de lições aprendidas com linguagens antigas ou na tentativa de introduzir novos recursos e facilidades a uma linguagem existente. O C++ foi construído sobre a base da programação C e suporta conceitos de desenvolvimento de software como classes e objetos. O objetivo deste curso é proporcionar ao aluno conhecimentos, competências e habilidades no desenvolvimento de aplicações em C++.
Nos últimos anos, houve um notável crescimento na utilização de softwares pelas empresas, o que possibilita o aumento de eficiência e efetividade. Este crescimento na demanda de software gerou a necessidade de desenvolver produtos que sejam vantajosos em termos de custos e entregas dentro do prazo. O Software Engineering Institute (SEI) desenvolveu um padrão de maturidade de processos, o Modelo de Maturidade de Capacitação (CMM). Ele permite às empresas de software aprimorar seu processo de desenvolvimento.
Com este curso, o aluno aprenderá sobre os cinco níveis de maturidade do CMM.


Engenharia de Requisitos - 26 horas
Entender as necessidades e atender aos anseios dos clientes não é uma tarefa muito fácil quando se trata do desenvolvimento de um software. Para isso, é utilizada a Engenharia de Requisitos, uma tarefa de grande importância no processo de desenvolvimento de software. A Engenharia de Requisitos tem a função de diminuir custos de desenvolvimento por meio de um processo de amadurecimento de idéias, à medida que novos requisitos são expostos. Isso se deve à premissa de que quanto mais cedo identificar a mudança, em menos esforço ela resultará.

Expression Blend - 13 horas
O Expression é um software da Microsoft disponibilizado em um pacote chamado Microsoft Expression Studio, com cinco diferentes produtos que permitem a interação entre o usuário e a aplicação e a possibilidade para criar coisas a seu modo, seja um site (no padrão W3C) ou simplesmente gerenciando um conteúdo digital.

Fundamentos das Aplicações Móveis - 24 horas
A tendência em usar aparelhos menores e mais rápidos e a necessidade de acessar informações em qualquer lugar incentivou a indústria de equipamentos sem fio a trabalhar para oferecer acesso à Internet a seus usuários. Inicialmente, a indústria de telefones sem fio enfrentou algumas dificuldades, como banda baixa e instabilidade na conexão. Estes problemas abriram caminhos para um novo protocolo (ou tecnologia) que reuniu dois mundos: a web e os celulares. O Wireless Application Protocol (WAP) é um protocolo de comunicação que facilita o acesso à Internet e possibilita que usuários utilizem vários serviços diretamente de seus aparelhos celulares, como o e-mail e chat.

4 comentários: