Publicação

07 Habilidades profissionais (parte 01)

foto de
Walter Rocha Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

O líder e os sete anões: 07 habilidades profissionais (parte 01)

Todos nós já ouvimos a estória ou assistimos ao filme de “Branca de Neve e os Sete Anões”, não é mesmo?

07 Anões: Soneca, Dengoso, Feliz, Atchim, Mestre, Zangado e Dunga Os 7 anões

Nesta estória, podemos observar, além dos personagens clássicos da rainha, da princesa e do príncipe, uma equipe formada pelos sete anões, que trabalham diariamente em uma mina, tendo cada um dos anões uma característica predominante que inclusive é utilizada para nominá-los. Mestre, Zangado, Feliz, Dengoso, Soneca, Atchim e Dunga, cada um deles tem sua personalidade e suas características bem diferentes, mas que são respeitadas e usadas de forma complementar e harmoniosa para o sucesso no trabalho e da convivência em casa. Eles encontram a protagonista da estória na floresta e a protegem das maldades de uma rainha invejosa que tenta matá-la para se tornar a mulher mais bela daquele reino onde se desenvolve o enredo. Por seu lado, Branca de Neve passa a cuidar da casa dos sete anões, propiciando a eles um ambiente bem organizado e sempre com boa comida a mesa aguardando-os no retorno de cada dia de trabalho.

E o que esta estória pode inspirar os líderes de equipes? Se o líder prestar atenção nas suas equipes certamente perceberá que cada um dos componentes tem algumas qualidades predominantes e que, assim como as dos “sete anões”, quando combinadas de forma harmoniosa e inteligente pode render grandes resultados nas atividades em que estejam envolvidos.

Em qualquer ambiente onde o líder esteja atuando, seja em empresas, escolas, comunidades, no esporte ou mesmo em sua casa, ele sempre poderá identificar as diferentes habilidades de seus liderados para reconhecê-las e incentivar o uso constante daquelas em que o liderado se destaque, fazendo com que a dedicação de cada um e a interação entre eles produzam os melhores resultados.

Vejamos agora algumas habilidades profissionais que podem caracterizar os componentes de uma equipe e com os respectivos exemplos de área de atuação ou projetos onde tais habilidades podem ser potencializadas, em benefício de todos.

Para a descrição das habilidades profissionais aqui apresentadas, tomamos por base o livro de Marcus Buckingham e Donald Clifton sobre os pontos fortes das pessoas que caracterizam seus talentos dominantes.


Como são várias habilidades, as específicas que podemos identificar nas pessoas, vamos dividi-las em grupos de sete de cada vez, como se fossem os “sete anões” do líder, para serem abordadas em cada texto sobre este tema que pretendemos publicar neste Portal.

Nesta primeira parte, vamos tratar dos componentes de uma equipe que tenham as seguintes habilidades profissionais como predominante: Adaptabilidade, Autoconfiança, Carisma, Competição, Comunicação, Disciplina e Excelência.

1. Adaptabilidade

Pessoas com esta habilidade predominante não trabalham com a hipótese de que o futuro é um destino fixado e sim como algo a ser construindo a partir das escolhas de cada momento.

Embora sejam capazes de laborar planos bem definidos, possuem extrema habilidade para adaptá-los as exigências circunstanciais que possam aparecer a cada instante, reagindo positivamente às necessidades de mudanças.

Elas sabem encarar com naturalidade as mudanças repentinas que causam desvios as trajetórias originalmente traçadas nos seus planos originais, sem reações negativas ou reclamações.

São pessoas flexíveis e que não tem sua produtividade abalada quando as exigências do seu trabalho o levam para diferentes direções.


Pessoas com tal habilidade podem ser utilizadas em trabalhos com característica de apresentarem novidades constantes a cada instante, como jornalismo, apresentações, eventos, projetos incertos, entre outros.

2. Autoconfiança

Pessoas com autoconfiança sabem do que são capazes, por isso assumem riscos , enfrentarem novos desafios e tendem a cumprir o que prometem.

Uma característica muito importante de tais pessoas é não só conhecer e confiar em suas habilidades, mas também no seu discernimento em saber como e onde aplicá-las. Por isso, são pessoas decididas e que não se deixam influenciar ou se abalar facilmente por argumentações dos outros . Embora possam aceitar orientações e sugestões, se reservam o direito de formular as conclusões e a responsabilidade de decidir e agir.

Pessoas assim tem muito sucesso em postos executivos , de segurança ou para liderar projetos complexos envolvendo muitos riscos.

3. Carisma

Uma pessoa carismática tem naturalmente muita facilidade de conquistar as pessoas ao seu redor. Se sentem desafiadas e estimuladas em conhecer pessoas e estabelecer novos relacionamentos descobrindo rapidamente pontos de interesse comum que criem condições estimulantes para tais relacionamentos.
São especialistas na arte de “quebrar o gelo” e estabelecer conexões em novos grupos , criando um ambiente agradável para todos aqueles com quem se relaciona. Elas não tratam pessoas desconhecidas como estranhos e sim como amigos em potencial.

As áreas de Vendas, Marketing, Política, ou qualquer outra que lide com o público, são ideais para pessoas carismáticas conseguirem grandes resultados profissionais.

4. Competição

Pessoas com espírito competitivo tem a comparação como base para estabelecimento do seu desempenho.

Elas não se contentam com seus resultados, mesmo com boas avaliações, se estes estiverem aquém dos resultados de outras pessoas que realizaram trabalhos semelhantes.


O Ponto importante para o desempenho de uma pessoa com habilidade em competição é o estabelecimento de paradigmas que o desafiem a obter melhores resultados . Enquanto houver competidores a sua altura ela estará sempre se empenhando ao máximo para superá-los, o que o leva a obter excelentes resultados. São estimuladas não só pela competição, mas principalmente pela vitória.

Em qualquer projeto ou atividade empresarial, pessoas competitivas levarão a equipe a alcançar os objetivos, desde que conduzidas de forma a explorar o lado positivo do seu espírito competitivo.

5. Comunicação

Pessoas com facilidade de comunicação desempenham com maestria atividades que precisem explicar algo, descrever, recepcionar ou falar em público.

Elas possuem habilidade para energizar e transformar fatos estáticos em empolgantes .

A partir de uma idéia inicial, elas têm a capacidade de criar imagens nítidas, estabelecer metáforas e estórias que facilitam a concentração e a atenção dos interlocutores para a mensagem que está sendo transmitida, visando que a informação passada sobreviva ao tempo.


O que motiva pessoas com tal habilidade é a concentração e a atenção das pessoas nas informações transmitidas, o que torna sua fala ou escrita sempre prazerosa para seus interlocutores.
Atividades ligadas a ensino , escrita, política ou qualquer área de Comunicação, serão ideais para que pessoas com tal habilidade alcance ótimos resultados.

6. Disciplina

Pessoas disciplinadas são naturalmente focadas em planejamento , ordenação, previsibilidade e rotina, concentrando-se em horários e prazos.

Tais pessoas tem facilidade em dividir projetos longos em vários subprojetos de curto prazo e controlar a execução de cada um deles até que o projeto completo esteja concluído.


As rotinas, os horários e as estruturas são ferramentas que elas utilizam com facilidade para obter o controle dos acontecimentos e alcançar os resultados esperados. Elas têm aversão a surpresas e são impacientes com erros durante a execução das atividades devidamente planejadas.

Pessoas com tal habilidade são talhadas para trabalharem em projetos complexos e de longo prazo , onde contribuem de forma determinante ao seu sucesso.

7. Excelência

As pessoas que tem a excelência como lema não se contentam com resultados medianos ou mesmo pouco acima da média .

Elas buscam sempre o melhor resultado possível, não admitindo entregar algum resultado que elas não considerem excelente. Elas são motivadas por descobrir pontos fortes nelas mesmas ou em pessoas ao seu redor, e em transformar bons resultados em resultados excelentes, tendo energia e facilidade para enfrentar estes tipos de desafios.

São pessoas focadas em desenvolver habilidades até alcançar sua verdadeira excelência e conseguir o “brilho” com sua aplicação. A exigência com os resultados é uma de suas características e procuram preferencialmente a companhia de pessoas com quem possam compartilhar a aplicação das habilidades diferenciadas.

As áreas de qualidade de uma forma geral são as ideais para pessoas com o espírito de excelência aplicar sua habilidade em melhorar os resultados em todas as áreas de uma organização.



Embora tenhamos exposto as habilidades e as características das pessoas detentoras das mesmas, de forma separada, o que acontece na prática é encontrarmos equipes de pessoas com habilidades dominantes diferentes trabalhando em conjunto, sejam nas mesmas áreas de atuação ou nos mesmos projetos. Também é comum uma mesma pessoa possuir mais de uma das habilidades aqui descritas.

E como fazer para potencializar todas essas belas habilidades em todos componentes das equipes, de forma harmoniosa que possibilite os grandes resultados?

Somente um verdadeiro líder consegue este equilíbrio para identificar e incentivar cada um de seus liderados na utilização de suas habilidades peculiares, criando o ambiente adequado para que todos possam manifestá-las . Colocar pessoas certas para os trabalhos onde elas possam usar intensamente suas melhores habilidades é o que de melhor um líder pode fazer para os melhores resultados. Isso exigirá do líder a capacidade de influenciar todos da equipe a terem um comportamento sincero, respeitoso e colaborativo entre eles, o que só será possível se todos tiverem também o próprio líder como referência de comportamento.


É evidente que temos muito mais habilidades para apresentar e refletir sobre elas, mas vamos deixar para o próximo texto onde agruparemos mais sete habilidades de outros “sete anões”.

Walter Palma

Outros artigos sobre carreira e marketing pessoal:

Comentários