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Aderir ou não ao Cloud? Eis a questão!

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Emerson Dorow CONTEÚDO EM DESTAQUE

Saiba que o ITIL pode te ajudar a decidir…e a controlar


por Emerson Dorow

Olá Caro leitor!

O assunto cloud ( saas , iaas, paas e etc) está na agenda dos executivos de TI ou estará nos próximos anos. É uma realidade.

A pergunta que não quer calar. O que vamos levar para o cloud e quando?

Muitas empresas acreditam que levar tudo para o cloud resolve todos os seus problemas, mas ao contrário do que você possa imaginar , seus problemas podem estar só começando. Outras tem “medo” pela questão da segurança ou já tiveram alguns traumas devido a contratos infelizes.
Já vi várias empresas trocarem de provedor de cloud várias vezes, pois os serviços contratados não atendiam as necessidades (e expectativas ) da empresa ( custo , disponibilidade , SLAs e etc).
A decisão de ir ou não deverá passar por alguns critérios como confiabilidade (disponibilidade), custo, níveis de serviços , entre outros.
Então você pode me perguntar: “Ok Emerson, entendi. Mas como o ITIL pode me ajudar?” Explico.
O processo de gestão de portfólio tem o objetivo de catalogar os serviços em produção, em desenvolvimento e novos. Com a contabilização ( gestão financeira ) de cada serviço do portfólio (licença, hardware, pessoas, fornecedores e etc), é possível comparar os custos atuais com os custos do cloud, e verificar, por exemplo, que em 3 anos você irá reduzir 50% do investimento.
Outro aspecto importante para tomada de decisão é a disponibilidade e os níveis de serviço (SLA) entregues pelo provedor.

É importante ter pelo menos uma idéia dos níveis de serviços atuais, para saber o que você realmente precisa . Outra pergunta a ser respondida: os usuários irão registrar incidentes e solicitar serviços diretamente ao provedor ou isto ficará centralizado na TI? O processo de gestão de incidentes e requisições talvez precisarão ser revistos. As prioridades (impacto e urgência) precisarão estar alinhadas entre usuários, TI interna e provedor Cloud.
Após verificar que vale a pena levar o serviço para cloud, o ITIL continuará a te ajudar muito.

O serviço alterado deverá passar pelo processo de gestão de mudanças e liberação . O monitoramento do uso dos recursos ($$), a gestão de demanda e financeira se tornam fundamentais.

O processo de gestão de demanda do ITIL tem o objetivo de mapear e influenciar a demanda, e a gestão financeira de contabilizar os custos. Num modelo cloud isso significa manter custos a níveis aceitáveis ou reduzir. Este acompanhamento é ainda mais importante num modelo “pay-per-use”.
Será necessário fazer uma gestão do fornecedor , e, além disso, fazer a gestão do conhecimento do relacionamento com o negócio , ambiente, incidentes e etc. O catálogo de serviços de TI deve ser atualizado, com todos os contatos e informações necessárias.
Para finalizar, é preciso buscar a melhoria contínua dos serviços . O bom e velho ciclo PDCA . Problemas acontecem, a grande diferença é como lidamos com eles e o que fazemos para que eles não se repitam.
Como podem ver, os processos e funções do ITIL são de grande valia: antes, durante e depois da tomada de decisão sobre ir para cloud (ou não) .

Apesar do cloud ser um caminho sem volta, é importante que a decisão seja tomada racionalmente através de fatos e dados . Desta forma sua vida e de seus usuários ficarão mais tranquilos.
E você? Qual sua opinião sobre o assunto? Deixe seus comentários!
Um grande abraço.
Emerson Dorow

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