Publicação

Análise de Pontos de Função: apostila para download

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Guia Prático em Análise de Ponto de Função por Jhoney da Silva Lopes

O tema é importantíssimo para quem segue carreira em análise e desenvolvimento de sistemas . Se você está nesta área, com certeza irá encontrar - ou já encontrou - em seu caminho uma ou mais oportunidades em que o conhecimento em Análise e Pontos de Função (APF) é necessário para desempenhar suas atividades profissionais.

Muitos contratos de prestação de serviços em desenvolvimento de software são hoje regidos por métricas de pontos de função . Dito de outra maneira, significa que o cliente paga por cada ponto de função desenvolvido para determinado(s) sistema(s), e isso não acontece apenas no mundo corporativo privado mas também em órgãos públicos, onde é licitado o valor de ponto de função para contratação de prestação de serviços em análise e desenvolvimento de sistemas.

A seguir, um pouco mais sobre análise de pontos de função, sobre a apostila e o documento disponível para download. Bons estudos!

Sobre Análise de Pontos de Função (APF)

Resumindo o conceito de maneira simplificada, podemos dizer que a Análise de Pontos de Função (APF) é um método utilizado para mensurar o tamanho de sistemas de software, normalmente aplicado durante a fase de planejamento.

A técnica é utilizada para que se tenha uma noção do escopo do projeto de desenvolvimento do sistema, da quantidade de trabalho que será necessária para entregar o software, do custo do produto/do projeto, do tempo necessário, entre outras conclusões derivadas do resultado da análise.

A partir das informações do parágrafo anterior, é fácil de concluir que o tema é estudado e aplicado também por profissionais que seguem carreira em gestão de projetos, com foco em sistemas de informação.

APF foi criada por Allan Albrecht da IBM , quando publicou em outubro de 1979 o trabalho denominado Measuring Application Development Productivity (Medindo a Produtividade no Desenvolvimento de Aplicativos),  //versão traduzida para o português.

Hoje existe uma certificação profissional para Análise em Pontos de Função, denominada Certificação CFPS .

Sobre a autora

A apostila a seguir foi elaborada por Jhoney da Silva Lopes durante um projeto sob orientação do professor José Luis Braga.

Sobre a apostila

O documento pode ser traduzido como um tutorial completo para quem deseja estudar análise de pontos de função para começar utilizar a técnica na prática, para aprimorar o próprio método, para concursos públicos ou qualquer outro fim.

Jhoney faz uma introdução sobre o tema no capítulo 1, ensina as técnicas no capítulo 2 e demonstra as derivações como estimativa de esforço, tempo e custo. 

Guia Prático em Análise de Ponto de Função ( download aqui )

Continue estudando engenharia de software :

Comentários