Publicação

Coaching: O que é? Pra que serve?

foto de
Uliana Ferreira CONTEÚDO EM DESTAQUE

"Dr. Brian Underhill, em um grande estudo e pesquisa detectou que o Coaching agora está presente nos maiores níveis das organizações. 43% dos "CEOs" e 71% do grupo de executivos seniors, de categoria superior, relataram que tiveram experiência com Coaching. 63% das organizações contatadas disseram planejar desenvolver o uso do Coaching nos próximos cinco anos. O mais revelador é que 92% dos líderes que fizeram Coaching disseram que planejam fazê-lo de novo. Todos os indicadores fornecem uma forte recomendação do Coaching." Fonte: FastCompany.Com

Os executivos perceberam que poderiam colher benefícios no mundo dos negócios com as técnicas de desenvolvimento dos atletas, e se transformou em febre mundo a fora. Em nosso país, o executive coaching  ganhou grandes proporções em 2000. E a modalidade conhecida como “life coaching”, voltada para qualquer aspecto da vida, nos últimos cinco anos.

O coach (profissional) não é consultor ou terapeuta, não dar conselhos ou fórmulas prontas, na verdade através das perguntas e aplicação de ferramentas, os quais  se parecem com entrevistas ou testes, o tutor poderá mapear o perfil do coachee (cliente), posteriormente se define ponto A; momento atual, Ponto B; meta ou objetivo final, e Trajetória; com perguntas "como?" e "qual?" o caminho a ser percorrido para se atingir de maneira eficiente e eficaz o estado desejado.

Por que ter um Coach?
Quem não gostaria de ser mais produtivo e com isso atingir rapidamente seus objetivos? Pesquisas apontam que o desempenho de um profissional que tem um coach evolui de forma muito mais objetiva e qualificada que os demais.

A metodologia  coaching é algo que beira ao obvio, porém estamos tão míopes entre as atividades e tarefas circunstanciais do dia a dia que não percebemos as lacunas em nossa conduta, e com a assistência de um profissional o coachee se vê apoiado a planejar, se permitindo ensaiar novas alternativas e hipóteses. Sendo assim, obtêm sucesso no direcionamento das novas idéias, pois ficará estimulado a planejar as execuções de sonhos que jamais sairiam do imaginário.

Quer saber mais?? Em nosso próximo artigo falaremos sobre: Coaching Na Prática.

Comentários