Publicação

Porque utilizar o framework Bootstrap?

foto de
Marco Mascarenhas CONTEÚDO EM DESTAQUE

Para quem não conhece o Bootstrap trata-se de um framework de front-end que ajuda muito na criação da interface frontal do seu site. Não é à toa que é o segundo projeto com mais estrelas no GitHub com cerca de 100 mil e com quase 35 mil forks. Esse sucesso todo se da pela facilidade de uso, com Bootstrap, até quem é leigo na área consegue fazer "layouts dignos".  Para começar um projeto com Bootstrap basta importar um arquivo #JavaScript (.js) e um arquivo de #CSS (.css) 

O framework conta com uma série de recursos visuais pré-construídos que permitem inserir em um site ou aplicativo, com facilidade, botões, painéis, tabelas personalizadas, formulários, alertas e muito mais.

A ferramenta conta também com uma biblioteca de funções javascripts que permitem criar modais, slides, carousels, tabs, popovers e outros elementos com enorme facilidade.


Template feito com Bootstrap

A curva de aprendizado é baixa, com pouco tempo de estudo é capaz de se familiarizar com o framework. Principalmente para quem já tem noção de JavaScript, CSS e #HTML.

Mas a cereja do bolo vem no final. Talvez a melhor característica do Bootstrap seja a sua disposição para permitir a criação de layouts que se adaptam a diversos tipos de dispositivos (responsivo). É possível dividir a tela em até 12 espaços (cols) e posicionar os elementos de uma forma para desktop e outra completamente diferente para tablet ou mobile. Classes permitem que partes do site sejam visíveis em alguns dispositivos e outros não. 

Obs: Lembrando que esconder elementos de uma página não retira o processamento dele, então o tempo de carregamento da página não vai melhorar, mas essa conversa podemos ter quando falarmos de #SEO

Enfim, o Bootstrap é um framework muito útil e quem ainda não conhece, vale a pena dar uma olhada. Get Bootstrap!

Comentários