Publicação

Curso de Gestão de TI Gratuito

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Curso sobre gestão de tecnologia da informação pela FGV online: gratuito e com certificado

Este curso está disponível no site da FGV no estilo "0800", ja que a Universidade é membro - há bastante tempo, diga-se de passagem - do Open Course Ware Consortium  (se você não conhecia ainda este link, irá se impressionar!).

Tive a oportunidade de passar os olhos nesse curso e no geral gostei do que vi. Deixo minhas impressões a seguir e o caminho para o curso no fim desta página. 

Certificado: Sim

Antes que perguntem: sim, este curso oferece certificado. 

Alow Professores!

É sempre bom lembrar um detalhe importantíssimo, principalmente para que ensina: o material produzido por este e todos os cursos dessa iniciativa está disponível "gratuitamente, sob a forma de licenças livres para uso e adaptação por educadores e alunos ao redor do mundo." (página de apresentação do curso, site da FGV).

Carga horária

05 horas

Formato do Curso 

O treinamento EAD é ministrado no formato de imagens em flash e leitura. Existem exercícios ao final do módulo para testar os conhecimentos adquiridos. 

Dá uma olhada como é o curso por dentro....


À esquerda o menu de navegação. No centro da tela: flash e texto. 

Destaques do Curso

Apesar de não utilizar vídeos o curso é bem didático e principalmente muito bem fundamentado (usa bibliografias clássicas como TURBAN, McLEAN e WETHERBE).

É ótimo para o profissional de tecnologia que deseja criar alguma intimidade com gestão. É possível conhecer tópicos clássicos em matéria de gestão de tecnologia, assim como da administração como todo.

Explico a seguir um pouco do que este curso pode agregar a você:

  • Você pode conhecer a história da bolha no mercado de empresas de tecnologia da informação, que ocorreu entre os anos de 1995 e 2001 e os efeitos da nova economia a partir 2006 (todo isso ainda no primeiro módulo).
  • Tem um módulo específico sobre Planejamento estratégico de TI, tema indispensável pro profissional de TI gestor (ou devo dizer gestor profissional de TI?)
  • O professor irá te apresentar um cara chamado Michael Porter  (lá pelo terceiro módulo).  Se nunca ouviu falar nele, vou logo avisando: é daquelas pessoas que são amadas e odiadas por muitos! Mas ...  independente de gostar ou não - e deixando as brincadeiras a parte -, é muito relevante que você conheça esse grande autor/pensador se quiser ser minimamente fluente em administração.   
  • O módulo 04 eu considero o mais interessante do curso: avalia o impacto da internet no modelo de administração segundo as 05 forças de Porter. 
  • No módulo 05, você pode conhecer o modelo da cadeia de valor, também de Porter (eu avisei que esse cara era importante...).

Pontos que deixam a desejar

  • O curso não aborda boas práticas de mercado como #ITIL e #COBIT.
  • O site da FGV tem um porém: é preciso preencher um formulário "um pouco" extenso para realizar qualquer curso. Mas vale a pena. 

Estes são os módulos do curso: 

  • Negócios na economia digital
  • Tendências em tecnologia da informação
  • Planejamento e estratégia de TI
  • Modelo de forças competitivas
  • Modelo da cadeia de valor
  • Estudos de caso
  • Cenário cultural
  • auto avaliação

Sobre o Autor (Professor)

André Bittencourt do Valle é Mestre em Engenharia pela PUC-RJ e Engenheiro pela UFRJ. Professor e coordenador acadêmico do FGV Management. Foi Secretário Técnico da ISO e da ABNT. Em 2007, foi agraciado com o Prêmio FGV Management. Em 2001, foi o ganhador do Prêmio VISA de Comércio Eletrônico e, em 2000, do Prêmio IBest. Entre 2003 e 2005, foi o Coordenador Geral da Escola Superior de Redes da RNP. Foi editor-técnico da revista Internet World. Escreveu diversos livros, como Fundamentos do Gerenciamento de Projetos, MP3 – A Revolução do Som via Internet, Guia de EDI e Comércio Eletrônico”, e Java – Manual de Introdução. É membro do Comitê Executivo de Comércio Eletrônico do Governo Federal.

Inicie o curso agora:


Obs.: se o link "quebrar" (quis dizer: estiver quebrado quando tentar acessar) por favor, me avise nos comentários logo abaixo! Mas para tentar acessar o curso enquanto isso, procure por ele aqui: curso FGV

Comentários