Publicação

Testes de caixa branca e caixa preta

foto de
Thaiany Santana CONTEÚDO EM DESTAQUE

Conceitos: testes de caixa branca e caixa preta



Os testes de software podem ser divididos em 2 grupos que têm características e focos diferentes. O conceito apresentado aqui é um conceito simples e  fundamental, mas que pode perturbar a cabeça de quem é iniciante na área de testes .

Teste de caixa branca
O analista de testes tem acesso ao código fonte, conhece a estrutura interna do produto sendo analisado e possibilita que sejam escolhidas partes específicas de um componente para serem avaliadas. Esse tipo de teste, também conhecido como teste estrutural , é projetado em função da estrutura do componente e permite uma averiguação mais precisa do comportamento dessa estrutura. Perceba que o acesso ao código facilita o isolamento de uma função ou ação, o que ajuda na análise comportamental das mesmas.

Teste de caixa preta
O analista não tem acesso ao código fonte e desconhece a estrutura interna do sistema. É também conhecido como teste funcional , pois é baseado nos requisitos funcionais do software. O foco, nesse caso, é nos requisitos da aplicação, ou seja, nas ações que ela deve desempenhar.
Para mostrar quais problemas que esse tipo de teste rastreia, podemos citar alguns exemplos:
  • Data de nascimento preenchida com data futura;
  • Campos de preenchimento obrigatório que não são validados;
  • Utilizar números negativos em campos tipo valor a pagar;
  • Botões que não executam as ações devidas;
Enfim, todo tipo de falha funcional, ou seja, falhas que contrariam os requisitos da aplicação.
Há que se destacar, contudo, que existe um elemento comum aos dois tipos de teste. Tanto no teste de caixa branca quanto no teste de caixa preta, o analista não sabe qual será o comportamento da aplicação ou do alvo de teste em uma determinada situação. A imprevisibilidade de resultados é comum aos dois casos.

Teste de caixa cinza (Graybox)
O conceito de teste de caixa cinza não é muito bem definido nem muito bem aceito por todos. Há muitos autores que dizem que o teste de caixa cinza é simplesmente o teste de integração . Há quem diga que o teste de caixa cinza é uma mistura do teste de caixa preta e teste de caixa branca, mas isso é um conceito muito vago e sem muitos argumentos plausíveis que o defendam.

Thaiany Santana- Analista de Testes

Comentários