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Marketing e vendas: estratégias para alavancar o e-commerce

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O que muitos empreendedores digitais não sabem é que é após o processo de implementação de seu e-commerce, que o trabalho realmente começa. Manter-se ativo e com bons resultados no ambiente virtual requer dedicação e estratégia contínuas.

É preciso estar atento e bem antenado acerca das necessidades da sua audiência, sabendo adequar suas ofertas às demandas do mercado, e conseguir assim, construir propostas de valor para seus consumidores.

Marketing e vendas são áreas de atuação distintas, porém estreitamente conectadas.

As vendas, em geral, contam diretamente com a habilidade do vendedor em negociar e estabelecer a confiança necessária, que deixará o consumidor confortável e seguro para adquirir aquilo que é ofertado. É também o trabalho de venda, capaz de reverter uma resposta negativa em positiva, apresentando ao cliente o real valor daquele produto ou experiência.

Já em relação ao marketing, podemos dizer que trata-se do processo de comunicação entre a marca e seu público alvo. As boas estratégias de marketing buscam comunicar com o público certo, na hora certa, informando-o da existência e confiabilidade de determinada marca, podendo, futuramente, acarretar em vendas.

Sendo assim, quais são as melhores estratégias de marketing e vendas para alavancar seu e-commerce?

Neste artigo, mostraremos algumas estratégias utilizadas e como elas podem ser aplicadas a seus negócios.

Quais são os melhores canais de marketing e vendas?

Ao falarmos das estratégias de marketing e vendas, primeiramente, devemos falar sobre quais os melhores canais para esta comunicação. Decidir quais canais de marketing utilizar, vai depender diretamente de seu público alvo.

Ao estabelecer e avaliar o perfil de audiência ideal para seu negócio, você cria melhores estratégias para alcançá-lo de maneira mais natural, transmitindo confiança e segurança.

No meio digital são diversos os canais que podem ser utilizados. Abaixo falaremos um pouco sobre cada um deles.

Marketing

Sendo o marketing, basicamente, uma forma de apresentar seus produtos e serviços e comunicar-se diretamente com uma audiência interessada, selecionamos abaixo os principais canais para atingir esses objetivos:

Social

Marketing social é a estratégia de divulgação de marca através de ações que buscam transmitir valores ou ideias de cunho social, sem, no entanto, focar diretamente na conversão em vendas.

E-mail

O marketing via e-mail, visa estabelecer uma relação entre a marca e seu consumidor em potencial, através do envio de e-mails com conteúdos relevantes que podem vir a se converter em vendas.

Busca orgânica

Esta estratégia tem o objetivo de otimizar e tornar sua marca relevante em sua área de atuação, fazendo com que ela apareça naturalmente em motores de busca online, apenas pela procura de palavras chave.

Referência (referral)

O marketing de referência trata-se do famoso 'boca a boca'. É quando sua marca é divulgada através dos próprios clientes, que acabam por indicar seus produtos ou serviços a outras pessoas. Estas indicações podem ser impulsionadas através de estratégias de marketing adequadas.

Tráfego direto

Tráfego direto é quando o consumidor busca diretamente pela sua marca na internet. Para isso, no entanto, é preciso que ele já tenha algum conhecimento ou confiança prévia em seus produtos e serviços.

Mídia Paga

A mídia paga trata-se de anúncios e campanhas impulsionadas nos mecanismos de busca ou nas redes sociais. É quando a marca investe financeiramente para que seus anúncios apareçam ao público selecionado.

Vendas

O trabalho de vendas está ligado à negociação propriamente dita. Ou seja, para esta finalidade, canais voltados diretamente à comunicação com o cliente são os mais efetivos. Dentre eles, estão:

E-commerce

É uma loja virtual, onde o consumidor compra pela internet e recebe diretamente em sua casa, sem que haja a necessidade de deslocamento até uma loja física.

Marketplace

Marketplace é uma espécie de 'shopping virtual'. Trata-se de uma ambiente online em que reúnem-se diversas lojas virtuais, facilitando o processo de busca e aquisição de produtos.

Programa de Afiliados

Os afiliados são pessoas cuja função é divulgar produtos e serviços de um e-commerce, recebendo comissões pelas vendas convertidas.

Redes sociais

As redes sociais são sites de relacionamento, cujo intuito é conectar pessoas através de interesses comuns. O foco das redes sociais é a comunicação entre os usuários.

Ponto de venda e loja física

Um ponto de venda ou loja física é o local onde seu consumidor poderá ir pessoalmente para adquirir seus produtos ou serviços.

Estratégias de Marketing e vendas para e-commerce

Marketing e vendas estão diretamente conectados, um dependendo do trabalho do outro.

Para ter um bom resultado em suas vendas, suas estratégias de marketing precisam criar uma comunicação eficaz com o público alvo, desenvolvendo uma relação de confiança entre estes e sua empresa. Para tanto, é preciso focar em alguns pontos importantes:

Escolha o canal de venda certo

São diversos os meios pelos quais podemos comercializar produtos e serviços via internet. Saber escolher dentre tantas possibilidades, quais são as mais acessadas por seu público alvo, é fundamental para melhorar seu marketing e vendas.

Elabore as melhores estratégias de marketing

As melhores estratégias de marketing são aquelas em que se estabelece uma relação de confiabilidade de seus produtos e serviços para os consumidores potenciais. Pensar em marketing e vendas para seu e-commerce, além de números, é pensar também na qualidade da experiência oferecida para sua audiência. Identificando suas reais necessidades e como seus produtos ou serviços podem efetivamente fazer a diferença para estes clientes.

Invista em consultoria para marketing e vendas online

Ao profissionalizar seu comércio online, investir numa consultoria especializada em marketing e vendas online pode ser a principal diferença para melhores resultados.

Todo o trabalho de análise da performance de seu e-commerce ficará a cargo de uma equipe de especialistas em marketing, potencializando assim as estratégias utilizadas e os resultados obtidos.

Realize boas campanhas de marketing

Conforme falamos anteriormente, uma boa estratégia de marketing é fundamental para estabelecer uma relação sólida com seu público alvo, criando assim uma conexão que o fará lembrar positivamente de sua marca.

Ao criar boas campanhas de marketing, você tem maiores chances de atingir novos consumidores e construir novas conexões, possibilitando converter em vendas futuras.

Precifique os seus produtos da maneira certa

Precificar seus produtos não é uma tarefa simples. Um produto com preço dissonante é capaz de arruinar até as melhores campanhas de marketing e vendas.

O preço de seus produtos deve estar diretamente alinhado ao valor que eles agregam ao consumidor, e ao seu mercado de atuação.

Valores muito acima ou muito abaixo do mercado comprometem a confiabilidade de sua marca.


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