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O que faz um profissional de marketing digital?

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Adriano Luz

Na era digital que vivemos, grande parte dos serviços migraram para a internet. Isso fez com que um setor - até pouco tempo desconhecido - crescesse de forma considerável, qual seja o marketing digital. Com isso, despertou o interesse de muita gente pela área, de modo a buscar entender o que faz um profissional de marketing digital e como seguir nessa área que está em alta nos últimos anos.

Antes de mais nada, devemos deixar claro que existem diversos campos de atuação, bem como diferentes opções de segmentos que esses profissionais podem seguir. Além do mais, a profissão oferece um bom salário, mesmo para aquelas pessoas que ainda estão iniciando na área. É justamente por isso que a área vem despertando tanto interesse, principalmente dos jovens.

Sendo assim, surgiu a ideia de criar este texto com o intuito de trazer algumas informações importantes sobre o que faz um profissional de marketing digital, bem como alguns pontos interessantes sobre a área em questão. Dessa forma, para saber mais sobre o tema e tirar todas as suas dúvidas, indicamos a continuação dessa leitura.

O que é o marketing digital?

O marketing digital utiliza as mídias digitais para implementar estratégias e ações implementadas com o intuito de se alcançar determinado objetivo que possui relação com o setor de vendas. As estratégias de marketing digital precisam ser adaptados aos telefones celulares e outros dispositivos, sendo largamente utilizadas para promover produtos e serviços de forma rápida, eficaz e personalizada.

Embora esse aspecto do marketing seja bastante amplo, ele pode ser separado em três subtópicos principais: adoção de estratégias voltadas a promoção de produtos, acompanhamento dos resultados e correção das falhas. O marketing digital permite que os representantes da marca se relacionem e atendam melhor seus clientes.

Ao usar o marketing digital, um representante da marca pode promover melhor a sua empresa e atender os clientes durante todo o processo de compra. Isso faz com que o relacionamento entre as partes se torne mais próximo. Assim, as chances de fidelizar o cliente se tornam muito maiores.

O marketing digital acompanha os consumidores desde o momento em que chegam a uma empresa até quando precisam dos serviços de pós-venda. É crucial incorporar ações como fidelidade e compartilhamento de conteúdo. Isso pode ajudar as empresas a se conectarem melhor e permanecerem leais a seus clientes.

O que faz um profissional de marketing digital?

Os profissionais de marketing digital são responsáveis pela identidade da marca nos ambientes digitais, ou seja, na internet. Eles gerenciam a aparência e a identidade de uma empresa, bem como o seu posicionamento no mercado, fazendo com que ela esteja apta a concorrer de igual para igual com outras empresas do mesmo nicho.

O marketing de uma marca é muito mais difícil do que a maioria das pessoas pensa; requer confiança, consciência do mercado e engajamento com os consumidores. As pessoas do setor de marketing se formam em comunicação, jornalismo, ciências sociais e muitas outras disciplinas. O trabalho deles exige que sejam realizados por alguém formado nas áreas mencionadas e que também possuam conhecimentos de marketing digital.

Esse profissional entende a importância de hospedar e criar sites. Eles criam domínios responsivos e com excelente usabilidade em dispositivos móveis. Esse conhecimento é baseado na compreensão dos profissionais sobre a identidade da empresa. Também destaca-se a necessidade de preservar o maior número possível de elementos de identidade no desenvolvimento da marca na internet.

Em outras palavras, podemos afirmar que os profissionais que trabalham com o marketing digital são as pessoas por trás de uma empresa de sucesso, visto que eles criam a identidade da marca, ajudam na sua promoção na internet e ainda contribuem para o bom relacionamento dela com os clientes.

Quero me tornar um profissional do marketing digital, o que preciso estudar?

Profissionais que atuam nessa área são extremamente flexíveis e costumam trabalhar em diversos segmentos de uma empresa, não só no setor de marketing. Dessa forma, é importante ter em mente que você deve estar sempre disposto a aprender coisas novas, bem como transitar por diversas áreas, como tecnologia, comunicação, redação, etc.

Abaixo, separamos as principais áreas que os profissionais de marketing devem estudar:

  • Ciências sociais;
  • Jornalismo;
  • Comunicação;
  • Marketing;
  • Desenvolvimento estratégico;
  • Engajamento com o público;
  • Redação;
  • Gestão de tráfego;
  • Mídias digitais;
  • Programação;
  • Entre outros.

Embora não seja necessário ser especialistas nas áreas citadas, você deve ter conhecimentos básicos em cada uma delas, para que seja possível adaptar as estratégias de marketing digital nos diferentes campos de uma empresa.

Além do mais, qualquer empresa que busca o crescimento, independente de seu nicho, precisa de um profissional de marketing digital para sobreviver no mercado atual. Isso porque, uma das principais formas de conseguir novos clientes em potencial é através das mídias sociais, como anunciar no Facebook, assim como nos sites da Internet.

Funções que os profissionais de marketing ocupam

Como dito anteriormente, os profissionais que atuam nessa área podem ocupar diversas posições em uma empresa ou como freelancer. A seguir, separamos as principais funções que eles comumente ocupam:

Social Media

Esses profissionais que atuam nesta área são responsáveis por monitorar as páginas da internet de uma empresa, criar conteúdos, fazer análise de dados e realizar as atualizações demandadas pela rede social. Sendo assim, quem optar por atuar nesta função terá que aprender como funcionam as plataformas digitais, para que possa aprimorar as estratégias em conformidade com as novas tendências.

Ao fazer isso, o profissional mantém a concorrência da empresa em relação a outras que atuam neste mesmo segmento. Em outras palavras, essa função ajuda a manter em pé de igualdade a empresa com as demais.

Afiliado em produtos digitais

Os profissionais da área de marketing digital que trabalham como afiliados avocam para si a responsabilidade de criar campanhas promovendo produtos de terceiros. Dessa forma, quando ele vende seus produtos, parte do valor é devolvido como comissão pelas vendas feitas.

Essa é uma das áreas mais buscadas por esses profissionais, uma vez que ela pode oferecer lucros altos, sem a necessidade de ter que possuir um produto físico. Isso porque, todos os produtos vendidos pertencem a terceiros e você ganha comissão pela venda deles. Para tanto, basta se cadastrar em uma das diversas plataformas disponíveis e promover os produtos desejados.

Algumas das principais plataformas disponíveis atualmente para quem quer trabalhar como afiliado são: Buzz, Hotmart, Mercado Livre, entre outras. Nesse sentido, basta escolher uma que esteja em conformidade com aquilo que você considera adequado, criar a campanha para o produto selecionado e começar as vendas.

Gestão de tráfego

Por fim, a última função da nossa lista é a de gestor de tráfego. Ela é considerada por muitos como sendo a mais popular. Esse trabalho consiste em gerenciar as contas da empresa, otimizar os anúncios, analisar e planejar as estratégias de marketing, entre várias outras atribuições.

O principal objetivo por trás dessa função é fazer com que a marca ganhe muito mais visibilidade, de modo que cada vez mais pessoas possam ter acesso aos produtos ou serviços que são afetados por ela.

Aqui finalizamos esse texto. Esperamos que você possa ter compreendido o que é o profissional de marketing digital e a sua importância para o crescimento de uma empresa nos tempos atuais.


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