Cadastre-seLoginGovernança e GestãoDesenvolvimentoDesignMarketing DigitalBanco de DadosInfra EstruturaMobileMaisVagas de trabalhoCursosVideoaulasProfissõesComunidadesMembrosPerguntasPerguntas
Bedenego Quintino Junior

Resistência para adoção da ITIL

Resistências comuns na adoção da ITIL

A resistência parte das pessoas em geral, mesmo sabendo que se trata das melhoras praticas, sabendo que as mesmas já foram testadas em outros lugares e obteve sucesso. Essa resistência acontece desde o alto escalão de uma empresa até o usuário. Para a adoção das boas práticas da ITIL, é preciso haver o apoio dos responsáveis do negocio e da TI, pois irá trazer benefícios para todos. Com a ITIL, a TI terá mais controle, o usuário mais facilidade e agilidade, e Negócios e TI vão conversar. Olhando com essa visão, podemos ver que ninguém vai perder com a ITIL, mas a falta de informação faz com que as pessoas criem resistência a qualquer mudança.

resistência ITIL

Os 5 Principais Motivos: 1 - Na cabeça de todos, o pensamento “aqui a ITIL não dá certo”. Então inicia-se a resistência das pessoas. Quando ouvem falar, logo dizem que na sua empresa ITIL não vai dar certo. Mas a ITIL não traz nenhuma regra de como implantar um processo e nem mesmo obriga a implantar todos os processos. Dentro da ITIL existem processos desenvolvidos e testados por diversos profissionais e empresas. A adoção funciona com todos os tipos de empresas, pequeno, médio e grande porte. Claro que os processos têm que ser ajustados conforme a necessidade do negócio. Também não é obrigatório à implementação de todos os processos oferecidos pela ITIL e sim apenas aqueles que se adequam à sua empresa. 2 – Prioridades a outros projetos. Na maioria das empresas, o projeto de melhores praticas (ITIL) acaba ficando no segundo plano. Todos os projetos ou novas demandas acabam ganhando prioridade e com isso gera atraso ou até desistência do projeto por parte da TI. 3 – “Para agilizar, não precisa usar o processo.”. Alguns pensam dessa forma, sempre colocando a ITIL como barreira em suas atividades, não respeitam os processos, preferindo fazer “por fora” sem nenhum tipo de controle. Com isso, o processo perde sua força e acaba gerando falhas. 4 - Falta de recurso. Para adoção das melhores praticas, é necessário a dedicação de alguns profissionais, então um problema enfrentado em muitas empresas é a falta de profissionais para participar da implementação, pois todos estão trabalhando no gargalo. Para diminuir a carga sobre os colaboradores, é recomendado a contratação de uma consultoria para fazer o trabalho. 5 – A falta de patrocínio do alto escalão. Na maioria das vezes, a área de negócio diz que entende, mas na verdade não entende o que a ITIL vai trazer de beneficio, e com isso acaba não dando importância para o projeto. O alto escalão (presidente, diretor, gerente, etc.) precisa patrocinar a adoção da ITIL e também ter o apoio da área de negócios. A TI deve entregar muito valor para eles.
Comentários