02 apostilas sobre CRM (Customer Relationship Management) disponíveis para download
Caros amigos, este é mais um tema que todo profissional de TI irá conhecer mais cedo ou mais tarde, seja em um curso de graduação/pós graduação, dentro das
Ciclo CRM - Ilustrativo
empresas, palestras, cursos técnicos ou através de qualquer outro meio. CRM é uma daquelas práticas que, bem ou mal, toda empresa investe. Em outras palavras, todo empresário faz um pouco de CRM, mesmo que não conheça o significado desta sigla. Se você ainda não leu nada sobre, que tal aproveitar a oportunidade para obter um primeiro contato? Se você já conhece algo sobre CRM e deseja ampliar sua intimidade com o assunto, esta também é uma boa chance! Basta conferir os detalhes a seguir sobre duas apostilas selecionadas e fazer o download gratuito. Aproveite!
CRM - Sobre as Apostilas e os autores
Para contemplar o tema de forma objetiva, selecionamos 02 apostilas quais consideramos relevantes e bem estruturadas. A partir da descrição de cada uma, é possível notar que os documentos são complementares.
Apostila 01) CRM – Conceitos e Métodos de Aplicação no Marketing de Relacionamento Este é um artigo de apenas 05 páginas, i
deal para quem deseja obter um primeiro contato com o tema . Foi elaborado por 04 autores listados a seguir
- Atílio Garrafoni Júnior (UNIMEP) garra@terra.com.br
- Hélio Oliva Santade (UNIMEP) helio.santade@terra.com.br
- Nadia Kassouf Pizzinatto (UNIMEP) nkp@merconet.com.br
- Osvaldo Elias Farah (UNIMEP) osvaldofarah@terra.com.br
O artigo apresenta o CRM como um fator crítico de sucesso para as empresas modernas, e é descrito a partir de uma perspectiva voltada para o marketing . É possível aprender os conceitos fundamentais e benefícios do CRM com este material. CRM – Conceitos e Métodos de Aplicação (
download aqui )
Apostila 02) CRM e ferramentas auxiliares no processo de marketing
Esta apostila trata-se de um trabalho de conclusão de curso do aluno de graduação Carlos Marino Marques. Apesar do título, o
foco de seu conteúdo tem uma base maior na tecnologia quando comparado com a primeira apostila. Isso ocorre, sobretudo, a partir do capítulo 05. O autor cita outros conceitos que podem despertar sua curiosidade, tais como
Data Waerehouse, OLAP e
Data Mining (mineração de dados) . CRM e ferramentas auxiliares (
download aqui )