Cadastre-seLoginGovernança e GestãoDesenvolvimentoDesignMarketing DigitalBanco de DadosInfra EstruturaMobileMaisVagas de trabalhoCursosVideoaulasProfissõesComunidadesMembrosPerguntasPerguntas
Paulo Camargo

Json Server - Fake Full Rest API

Json Server - Javascript Fake Full Rest API (Instalando, Configurando e Usando) - SW9

Olá a todos. Neste vídeo vou explicar como instalar, configurar e usar o Json Server.

O Json Server é um Fake Full Rest API que possui inúmeros usos, podendo ser usado na fase de protótipo, testes e cursos para simular uma API Rest. A primeira vez que tive contato com o Json Server eu já achei uma grande sacada do criador, pois na maioria das vezes enquanto estamos desenvolvendo o Front End, o Back End também está em construção.

E a questão é como fazer os testes de requisições ao BackEnd se o mesmo ainda não está pronto? E a resposta é: usando o Json Server.

Com o Json Server podemos criar n bancos no formato Json, simular requisições (GET, POST, PUT e DELETE) e o melhor de tudo, de forma simples, rápida e apenas com Javascript.

Neste vídeo eu explico como publicar o Json Server localmente, mas além desta forma, existem serviços na web que fornecem o Json Server já publicado, bastando apenas fazer as requisições, sem se preocupar com instalação e configuração.

No final da descrição eu vou deixar os links de dois destes serviços.

Eu espero que vocês tenham gostado desta dica. Até o próximo video do canal SW9. Aproveitem e curtam, compartilhem e se inscrevam no canal ou no blog.

Até o próximo vídeo.

Links úteis:

Json Server: https://github.com/typicode/json-server

Json Server na web: http://jsonplaceholder.typicode.com e https://jsonstub.com/

Instalando NodeJS e NPM: https://www.youtube.com/watch?v=59OG7vg4nYI

Blog: http://blo.sw9.com.br

GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage/

Comentários