3 perguntas necessárias para criar um Blog Corporativo
Desde que os blogs se tornaram “mainstream“, as empresas têm descoberto um novo canal de Marketing. Alguns blogs foram ainda mais longe e se transformaram em elementos de marca, e provaram ser uma decisão de vencer, os blogs têm o poder de dar uma voz e uma personalidade de uma empresa.Mas, mesmo assim, os Blogs Corporativos nem sempre tem sido a melhor escolha para alguns. Assim como com qualquer outra ferramenta de marketing, ele precisa se encaixar no perfil da sua empresa, as necessidades e expectativas, para ser verdadeiramente eficaz. E um blog realmente vai ajudar a sua empresa? Pergunte a si mesmo com estas perguntas 3 essenciais antes de dar o passo e lançar um Blog Corporativo.Pergunta 1 . Um Blog é uma necessidade ou capricho?A decisão de lançar um blog corporativo pode ser baseada em vários fatores e vantagens comprovadas de alguns blogs corporativos. Entre eles: Capacitar o processo de vendas; Comentários sobre os produtos e suporte ao cliente; Membros da equipe de especialistas em uma posição como líderes de pensamento Melhor Posicionamento nos Mecanismos de busca; Ferramenta de RH; e assim por diante.Mas o que dizer quando uma empresa decide criar um blog para um dos seguintes motivos: “Nosso concorrente tem um blog também”; “Cada criança tem um, podemos conseguir mantê-lo”; “Um blog nos faz olhar mais oi-tech“Em teoria, nenhuma das razões acima, é um mau. Nós todos temos as nossas reações ego – maiores ou menores -. O verdadeiro problema é quando estes motivos não são apoiadas por uma meta real, como os mencionados na primeira lista. O lançamento de um blog corporativo só por uma questão de fazê-lo pode realmente virar contra você e prejudicar a imagem da sua empresa.Pergunta 2: Você tem os recursos necessários para lançar e manter um blog?Um blog não é apenas site de apresentação. Você não pode publicar uma notícia a cada mês e achar que ele fará sucesso . No! Não! Um blog é um consumidor de recursos contínuo.Blogs requerem recursos financeirosQue seja em aspectos técnicos como design, desenvolvimento e hospedagem, ou para os aspectos criativos, tais como a escrita ou a investigação, criação e manutenção de um blog exige dinheiro. Certifique-se de fazer a matemática antes de entrar na blogosfera corporativa.Blogs exigem tempo e atençãoAo contrário de sites estáticos, blog requerem uma atenção contínua e tempo para investir em pesquisa, análise, escrita e comunicação com os leitores. Se você e / ou sua equipe não tem tempo para manter um blog, encontrar alguém que vai, ou não se chegar a ele. Além disso, sabemos que em cada empresa, o tempo é dinheiro, então lá vamos nós outra vez, mais dinheiro para investir.Blogs necessitam de recursos humanosUm blog corporativo pode ser mantido por uma pessoa de dentro da empresa, ou alguém familiarizado com a empresa e o processo de blogs contratada para esse fim. Eu sei que não soa bem, mas no final, o tempo de um empregado é novamente um custo financeiro para a empresa. Além disso, você também precisa de ter a pessoa certa para fazer o blog.Blogs exigem competências analíticas e de informaçõesVocê tem essas habilidades? Alguém na sua empresa de tê-los? Você está pronto para investir tempo em pesquisa de energia, para explorar a internet para obter informações novas e interessantes, para dar seguimento aos pareceres de outras pessoas, para formar alguns dos seus próprios?
Pergunta 3: Como é que o público percebe a sua empresa?Considerando que estamos falando de presença online de uma empresa, a percepção de que estamos procurando analisar é a única neste meio. Como podemos observar isso?Technorati.com Reações na blogosfera: Technorati.comTechnorati é, ao mesmo tempo um mecanismo de busca de blogs e também um sistema de agregação de conteúdo dos blogs. De acordo com as suas últimas estatísticas, o Technorati agora segue a atividade com cerca de 110 milhões de blogs, através de uma etiqueta com base do sistema, e também através de links inter-blog (pistas, blog e links roll).Google Blog Search Reações na blogosfera:O potente motor de busca – Google Blog Search também fornece métodos de pesquisa específicos, através de uma busca pelo nome de sua empresa que pode retornar resultados relevantes, na maioria das vezes, representando a opinião pessoal de uma pessoa ou dos membros de um blog da equipe.Fazendo a mesma pesquisa no mecanismo de pesquisa principal no Google (ou seu equivalente variando de pais) também poderia ser útil.O fator de riscoCom base nessas reações, podemos analisar e estimar o fator de risco que temos de enfrentar, ao lançar um blog corporativo. Consciente dos riscos envolvidos é especialmente importante quando os proprietários do blog decidir permitir o livre acesso a seção de comentários.Se as reações de seus produtos ou serviços da empresa são maioritariamente negativos, você é obrigado a enfrentar uma abundância de comentários negativos, na maioria das vezes sem ligação com os temas de seus posts. Dê um usuário insatisfeito,e ele vai usá-las para expressar suas frustrações, não importa quão justificada.Interpretando as respostasNão é preciso ser um gênio para descobrir se o seu novo blog é apenas um capricho, o proprietário provavelmente irá esquecê-lo e, assim, o blog vai morrer depois de um curto período de tempo.Além disso, sem os recursos necessários, o blog não pode ser mantido, ou mesmo lançado e quem gosta de ser julgado e acusado por “seu próprio teto”? Eu não.Faça um favor e seja sincero ao responder a essas perguntas O sucesso de seu blog corporativo futuro depende disso.