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CRM: O que é? para que serve?

Mesmo que você nunca tenha usado um CRM antes, provavelmente já ouviu alguém falar a respeito deste termo em diversos setores, não é mesmo? Você sabe que muitas empresas (de ramos tão distintos quanto esteira industrial ou automobilística) estão implementando software de CRM?

Tudo porque economiza tempo e impulsiona as vendas para as alturas! E foi pensando nisso que resolvemos criar este texto. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é um software de CRM? E o que ele pode fazer por você?

O CRM é um software de negócios que gerencia o relacionamento com o cliente e ajuda indivíduos e equipes a maximizarem suas comunicações e esforços de vendas.

O conceito não é, simplesmente, um catálogo de endereços. Ele capacita sua equipe a construir conversões de forma mais eficaz e fornecer a melhor experiência, desde a avaliação até a compra e além.

No passado, apenas as maiores empresas podiam comprar software de CRM e era complicado de aprender e implementar. Hoje, todas têm acesso, bem como, são fáceis de usar. Se já adquiriu um desses, sabe que ele funcionará como uma espécie de Válvula de Segurança, no dia a dia de uma empresa e de seus lucros.

Todos os seus dados em um único local

O software de CRM centraliza os dados de seus clientes para que seus colaboradores possam acessar as informações de que precisam em uma plataforma. Dentre as que estarão disponíveis, temos:

Informações de Contato: ‍Procure e-mail de clientes, números de telefone, endereços de correspondência, sites e contas de rede social.

‍Histórico de comunicação: Rastreie todas as interações, sejam elas feitas por e-mail, telefonemas, bate-papos online e tíquetes de suporte.

‍Histórico do cliente: Referente à duração dos relacionamentos com os clientes, histórico de compras de materiais diversos como Filtro Prensa, por exemplo, e como os clientes encontram sua empresa.

Venda mais, mais rápido

Ter que fazer a entrada manual de dados destrói sua produtividade. O CRM automatiza muitas dessas tarefas administrativas repetitivas para que sua equipe gaste menos tempo digitando e mais tempo vendendo.

Ele também cria um processo padronizado, que fornece à sua equipe um roteiro passo a passo para fechar negócios e, enfim, ajuda a reduzir a duração de seus ciclos de vendas. Por isso, sua marca será capaz de:

Melhorar seus métodos de vendas: Os processos de vendas fornecem os dados necessários para identificar a causa dos negócios paralisados, tomar medidas para resolver os problemas e garantir que sua equipe concentre seus esforços nas atividades que geram mais receita.

Prever com precisão suas vendas: ‍Ter uma noção mais precisa de sua taxa de ganhos faz com que os gerentes de vendas prevejam, com segurança, as vendas de sua equipe a partir de um determinado número de leads e defina metas de receita realistas.

Acelere as novas contratações: ‍Um processo de vendas padronizado torna o treinamento dos colaboradores rápido, simples e quase infalível. Mesmo os vendedores iniciantes podem causar um impacto imediato, uma vez que aprendem as etapas básicas desta vertente.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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