Publicação

O que faz um analista programador?

Se você é apaixonado por tecnologia e gosta de aprender coisas novas o tempo todo, trabalhar como analista programador pode ser uma boa opção para você.

As rotinas diárias raramente são as mesmas na função, e você pode ter certeza de que a vida como analista programador raramente é monótona.

Existem muitos equívocos sobre o que um analista programador faz porque suas tarefas diárias podem variar muito. Um dia você pode estar desenvolvendo e mantendo o software usado por sua empresa e flexionando suas habilidades de codificação para criar sites interativos. No dia seguinte, você pode se reunir com gerentes de diferentes departamentos para obter feedback sobre o que eles precisam de programas, aplicativos e software.

Como analista programador, você trabalhará em estreita colaboração com o departamento de TI, mas também trabalhará com outros departamentos da empresa. É uma posição que requer experiência em codificação, bem como a capacidade de testar e manter programas, ajustar programas existentes e desenvolver novos e executar medidas de segurança cibernética para manter as informações da empresa seguras. Não há um caminho único para se tornar um analista programador de computador, embora ganhar alguma educação formal e experiência seja uma vantagem.

Tarefas de trabalho comuns de um analista programador

Como analista programador, você pode esperar se envolver em uma variedade de tarefas e responsabilidades de trabalho, que podem variar dependendo da empresa para a qual você está trabalhando. Os analistas do programador geralmente têm sólidas habilidades de codificação e a capacidade de testar e solucionar problemas de aplicativos e programas de software. Você provavelmente trabalhará para uma corporação ou empresa para desenvolver programas e sistemas específicos da empresa.

Você provavelmente também estará consertando e mantendo software e sistemas. Em última análise, seu objetivo será avaliar o que a empresa precisa e, em seguida, desenvolver programas e sistemas para ajudar a empresa a maximizar suas operações. Algumas das funções de trabalho comuns que você pode executar como analista programador incluem:

  • Depurando programas quando surgem problemas
  • Projetando programas de software para novos sistemas
  • Desenvolvimento de front-end e back-end de sites
  • Gerenciando e atualizando scripts para fins de relatórios
  • Usando linguagens de programação para criar programas para levar adiante os objetivos de negócios
  • Analisar, codificar, testar e documentar programas
  • Atualizando as páginas da web do usuário
  • Executando solicitações de software personalizadas

Ambiente de trabalho típico

Se você não tem certeza se a vida como analista programador é uma boa opção, considerar como é seu ambiente de trabalho típico é um bom primeiro passo. Como analista programador, você poderá trabalhar com uma variedade de tipos de organização em setores como software, design de sistemas de computador, manufatura, finanças e seguros.

Dependendo da empresa, você pode ter muita flexibilidade em seu fluxo de trabalho, desde que faça tudo no prazo. Como um supervisor pode não cuidar de você de perto, é importante que você seja capaz de se manter organizado, motivado e capaz de definir seus próprios prazos.

Conecte-se com outras pessoas: conheça seus colegas de equipe típicos

Devido à natureza do trabalho, você normalmente se encontrará trabalhando em vários departamentos com muitas outras equipes. Você frequentemente trabalhará com supervisores e gerentes ao avaliar as necessidades da empresa. Você também trabalhará frequentemente com o departamento de TI e gerentes de projeto ao começar a trabalhar em sistemas, programas e aplicativos propostos.

Você também pode esperar trabalhar com o restante do departamento de TI ao projetar e testar novos sistemas antes da implementação. Durante essa fase e durante o tempo de inatividade quando estiver elaborando a documentação ou avaliando as necessidades de negócios, você provavelmente interagirá com outros funcionários da organização.

  • Colegas de equipe comuns: departamento de TI, gerentes de projeto, alta gerência
  • Supervisor comum: Diretor de TI, CIO ou CEO
  • Interações comuns: em toda a empresa

Entenda os desafios comuns de um analista programador

Como a maioria das carreiras técnicas, trabalhar como analista programador pode ser incrivelmente gratificante, ao mesmo tempo em que apresenta alguns desafios. Por exemplo, esta pode ser uma posição estressante, dependendo da empresa para a qual você trabalha e da natureza do trabalho em si. Você provavelmente terá que lidar com períodos de pressão, além de trabalhar com prazos apertados. Você também pode ter que resolver problemas desafiadores rapidamente, ou seu código pode não funcionar exatamente como você espera. Você precisará estar pronto para qualquer coisa.

Escolher trabalhar em algum lugar com uma cultura de empresa que ressoe com você e com gerentes que gerenciam projetos de uma maneira que se adapte ao seu estilo pode ajudar muito a gerenciar melhor o possível estresse. Outros desafios comuns que você pode enfrentar incluem o seguinte:

  • A experiência costuma ser um diferencial. Os empregadores geralmente gostam de ver que você tem experiência, que pode ser obtida trabalhando como programador de computador, desenvolvedor de software ou outra posição relacionada a codificação ou analista. Os estágios também podem ajudá-lo a obter proficiência nas habilidades técnicas necessárias, como codificação e desenvolvimento de casos de teste, e habilidades no local de trabalho, como flexibilidade, resolução de problemas e excelente comunicação interdepartamental.
  • Você provavelmente passará muito tempo sentado em uma mesa. Como muitos empregos em computadores e TI, como analista programador, você geralmente passa muito tempo sentado e trabalhando em computadores. Praticar exercícios regularmente fora do trabalho, praticar uma boa postura e certificar-se de equipar sua estação de trabalho com a ergonomia em mente ajudam a mantê-lo confortável e seguro.
  • É um campo de ritmo acelerado. Como um analista programador, você não poderá se basear apenas no que já aprendeu. Mas é o campo ideal para você, se você é apaixonado por aprender e está aberto a se esforçar continuamente para manter suas habilidades afiadas. Você pode fazer isso aproveitando as oportunidades de ler e aprender por conta própria, fazer cursos on-line e obter certificações para ficar por dentro de tudo o que há de melhor e mais recente.

Salário e perspectiva de emprego do analista programador

Como analista programador, você pode esperar um crescimento constante do emprego. O Bureau of Labor and Statistics estima que os cargos de analista de sistemas de computador crescerão 7% entre 2020 e 2030 . Além disso, a Zippia projeta que os empregos de analista programador crescerão 9% entre 2018 e 2028 .

Você descobrirá que há uma variedade de fatores que afetam seu salário, incluindo experiência e localização. O salário anual médio nacional para analistas programadores é de US$ 75.745, de acordo com o ZipRecruiter. Os salários geralmente variam entre $ 55.500 e $ 90.000.

Como começar como um analista programador

É possível iniciar sua carreira como analista programador sem educação superior formal. No entanto, muitos empregadores procuram candidatos com diploma de bacharel em ciência da computação ou áreas afins, como sistemas de informação, negócios ou tecnologia da informação.

Zippia estima que 64 por cento dos analistas programadores que firmou uma comprar diploma online possuem um diploma de bacharel, com outros 20 por cento tendo um diploma de associado. Além disso, de acordo com o Indeed, ter um mestrado em tecnologia da informação ou obter certificações em Azure, AWS, Red Hat, APEX, MTA, CCDH ou outras plataformas e aplicativos semelhantes também é uma vantagem.

Ter experiência também pode ajudar na sua procura de emprego, embora a quantidade de experiência necessária varie de acordo com as necessidades de cada empresa ou organização. Algumas empresas procuram candidatos com alguns anos de experiência em desenvolvimento de aplicativos, codificação ou programação. Muitos gerentes de contratação procuram candidatos que tenham trabalhado com depuração de protocolo de rede, MySQL e protocolo HTTP.

Tome uma atitude: capacite-se

Capacitar-se com educação e experiência é uma maneira eficaz de lançar sua carreira. Quer você trabalhe para obter um diploma ou siga um caminho autodidata, a escolha é inteiramente sua. De qualquer forma, antes de iniciar sua carreira como analista programador de computador, você terá algumas decisões a tomar. Algumas perguntas para se fazer incluem:

  • Qual é o seu nível atual de experiência?
  • Você prefere começar fazendo cursos on-line para desenvolver as habilidades necessárias, como projetar bancos de dados, codificar, desenvolver software e trabalhar com mainframes?
  • Você quer buscar um diploma formal? Em caso afirmativo, você quer uma experiência no campus ou online?

Também é útil criar um portfólio que você possa compartilhar com possíveis empregadores. Use os projetos que você concluiu durante seus estudos para destacar suas principais habilidades e mostrar seu melhor trabalho, caso ainda não tenha experiência formal de trabalho. Considere escolher projetos que enfatizem suas habilidades em áreas como:

  • Multitarefa
  • Adotando uma abordagem proativa para aplicativos, segurança e software
  • Fortes habilidades de comunicação
  • Auto-motivação
  • habilidades de codificação
  • Criando documentação eficaz

Comentários