Cadastre-seLoginGovernança e GestãoDesenvolvimentoDesignMarketing DigitalBanco de DadosInfra EstruturaMobileMaisVagas de trabalhoCursosVideoaulasProfissõesComunidadesMembrosPerguntasPerguntas
Juliana Basilio

O que é competência em relação ao desenvolvimento interpessoal

Esse final de semana na pós-graduação que faço no IPOG em Governança das Tecnologias da Informação o módulo foi sobre Desenvolvimento Interpessoal e Coaching. O conceito mais interessante aplicado foi o de competência, provavelmente todas as pessoas devem ter uma opinião formada sobre a palavra competência, mas quero compartilhar uma nova visão dessa palavra. Dentro do conceito de desenvolvimento interpessoal competência: é tomar iniciativa e assumir responsabilidades do indivíduo diante de situações profissionais com as se depara. Competência é O CHAE,  ou seja o conjunto de Conhecimentos, habilidades, Atitude e Entrega. As competências individuais estão relacionadas ao valor que cada funcionário pode agregar (entregar) para a organização. Já as competências organizacionais enfatizam questões estratégicas e a organização como um todo. As competências possuem um caráter mutante e camaleônico. A identificação das competências deve partir de um nível  estratégico da organização até os seu colaboradores.  Segundo Zarifian as organizações devem possuir as seguintes competências:  sobre processos, sobre técnicas, sobre a gestão da organização, de serviço e sociais/relacionamento. Podemos adquirir novas competências por toda a vida, mas o que nos fará colaboradores ou organizações altamente competentes é encontrar o equilíbrio entre as etapas do CHAE, não adianta ter muitos conhecimentos, habilidades se não tiver atitude e entrega. Juliana Basilio da Silva Celular: (62) 8102-3009 Bacharel em Engenharia da Computação - PUC-GO MBA- Governança nas Tecnologias da Informação - IPOG-GO Outros artigos sobre carreira:
Comentários