Publicação

O que é competência em relação ao desenvolvimento interpessoal

foto de
Juliana Basilio CONTEÚDO EM DESTAQUE
Esse final de semana na pós-graduação que faço no IPOG em Governança das Tecnologias da Informação o módulo foi sobre Desenvolvimento Interpessoal e Coaching.
O conceito mais interessante aplicado foi o de competência, provavelmente todas as pessoas devem ter uma opinião formada sobre a palavra competência, mas quero compartilhar uma nova visão dessa palavra.
Dentro do conceito de desenvolvimento interpessoal competência: é tomar iniciativa e assumir responsabilidades do indivíduo diante de situações profissionais com as se depara.
Competência é O CHAE,  ou seja o conjunto de Conhecimentos, habilidades, Atitude e Entrega.
As competências individuais estão relacionadas ao valor que cada funcionário pode agregar (entregar) para a organização.
Já as competências organizacionais enfatizam questões estratégicas e a organização como um todo.
As competências possuem um caráter mutante e camaleônico.
A identificação das competências deve partir de um nível  estratégico da organização até os seu colaboradores.  Segundo Zarifian as organizações devem possuir as seguintes competências:  sobre processos, sobre técnicas, sobre a gestão da organização, de serviço e sociais/relacionamento.


Podemos adquirir novas competências por toda a vida, mas o que nos fará colaboradores ou organizações altamente competentes é encontrar o equilíbrio entre as etapas do CHAE, não adianta ter muitos conhecimentos, habilidades se não tiver atitude e entrega.

Juliana Basilio da Silva
Celular: (62) 8102-3009
Bacharel em Engenharia da Computação - PUC-GO
MBA- Governança nas Tecnologias da Informação - IPOG-GO

Outros artigos sobre carreira:

Comentários