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Fernando Palma

Só Cresce Quem é Avaliado

Crescimento profissional João entra na sala do diretor e reclama: - Porque não fui promovido no lugar do Antonio? Afinal tenho quinze anos de empresa e o Antonio só cinco! O diretor, ouvindo um barulho de caminhões na rua defronte ao escritório, disse ao João: - Por favor, veja o que é esse barulho aí na frente. João foi até a rua, voltou e disse: - É uma fila enorme de caminhões que está passando aí em frente. O diretor perguntou: - E o que eles estão levando? João voltou à rua e retornando disse: - Não dá para ver. Estão fechados. O diretor perguntou: - Para onde vão os caminhões? João voltou à rua e retornando disse: - Vão para a direção Leste. O diretor disse a João: - Acho que já posso dar uma resposta ao seu pedido de promoção. Aguarde um pouco aqui na sala mesmo. João ficou esperando enquanto o diretor chamou o Antônio e perguntou-lhe: - Antônio, por favor, tem um barulho aí na rua em frente. Veja o que é para mim. Cinco minutos depois, Antônio voltou ao diretor e disse: - São nove caminhões carregados de caixas com artefatos de ferro da Siqueira & CIA. Fazem parte de uma encomenda que a empresa está mandando para São Paulo. Esta manhã passou outros dez caminhões com a mesma carga. O carregamento é consignado para a firma Zanon Oliveira Ltda, na cidade de Cascavel, no Paraná. O diretor agradeceu Antônio e com um sorriso virou-se para o João limitando-se a dizer: - Entendeu porque o Antônio foi promovido? Histórias como esta acontecem todos os dias em empresas de diferentes segmentos da economia e impactam a vida de inúmeros profissionais que ainda acreditam que antigüidade é o mais justo e correto indicador para a promoção de alguém. Infelizmente, não é. Geralmente, a preocupação principal das organizações está voltada para a medição, avaliação e monitoração de três aspectos principais: 1. Resultados. Ou seja, os resultados concretos e finais que se pretende alcançar dentro de um certo período de tempo. 2. Desempenho. Isto é, o comportamento ou meios instrumentais que se pretende pôr em prática. 3. Fatores críticos de sucesso. Ou seja, os aspectos fundamentais para que a organização seja bem-sucedida nos seus resultados e no seu desempenho. Neste contexto também está incluído o desempenho individual dos funcionários que normalmente é mensurado através de uma Avaliação de Desempenho. Ferramenta que causa desconfianças, mas é uma excelente maneira de receber feedback sobre as potencialidades e revelar pontos onde o profissional precisa melhorar. Por isto, se a sua empresa estiver implantado (ou já implantou) algum tipo de avaliação de desempenho, lembre-se: · Ela não serve apenas para demitir os inaptos, mas principalmente para fundamentar sistematicamente aumentos salariais, promoções e transferências dos melhores dentro da organização. · Oferece um quadro atual de sua performance, ao mesmo tempo em que expõe necessidades de mudanças nos conhecimentos, habilidades e/ou atitudes. · Permite que você saiba aquilo que o chefe pensa a seu respeito, situando perspectivas de futuro onde atualmente trabalha. O maior problema não é receber uma avaliação negativa, mas desconhecer falhas que impedem nosso sucesso profissional há muito tempo. O João, da historinha acima, agora sabe disto. Boa sorte! Outros artigos sobre carreira e marketing pessoal:
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