Cadastre-seLoginGovernança e GestãoDesenvolvimentoDesignMarketing DigitalBanco de DadosInfra EstruturaMobileMaisVagas de trabalhoCursosVideoaulasProfissõesComunidadesMembrosPerguntasPerguntas
Rildo Santos

Como implementar Escritório de Processos

Material disponível para download sobre implementação de escritório de processos

Escritório de Processos

Por que as organizações precisam de Escritório de Processos ? Para uma organização alcançar resultados e sustentação de longo prazo, não basta ter um bom planejamento estratégico , se ações e iniciativas de melhorias de processos são pontuais, reativas, desorganizadas, desalinhadas ou isoladas. Para tornar mais efetivo os resultados é necessário ter uma área preocupada e focada 100% do tempo com planejamento e execução das ações e iniciativas de melhoria de processos... O Escritório de Processos é a melhor a estratégia para criar e manter a governança de processos consistente com propósito de melhorar continuamente os processos . Entretanto, para desenvolver um Modelo de Escritório de Processos não adianta buscar por fórmulas mágicas, receita de bolo ou modelos prontos, pois elas não existem. Cada empresa deverá a partir do entendimento de sua necessidade desenvolver um modelo de Escritório de Processos que atenda aos requisitos de negócio e as expectativas das partes interessadas. Contudo, apresento um Framework que estabelece um modelo simples e adaptável para implementação do Escritório de Processos. O Framework oferece um modelo que é composto por três pilares, o primeiro pilar Modelo de Governança de Processos(1), o segundo pilar o Modelo de Gestão do Escritório(2) e o terceiro pilar o Portfólio de Serviços(3).

Os 03 pilares de um escritório de processos

Cada pilar tem um propósito bem definido, no estabelecimento de um modelo de governança de processos, o outro foca em um modelo gestão e o último em um conjunto de serviços que serão providos pelo escritório. Juntos formam um único modelo robusto e consistente de um Escritório de Processos. Pilares : A Governança de Processos define um modelo para a tomada de definição, estabelece políticas e um comitê para tomar decisão ou apoia-la. Este modelo respaldam a gestão e ajuda a manter a transparência e focar na melhoria contínua dos processos. A Gestão do Escritório permitirá fazer o alinhamento com estratégia da empresa, definir objetivos e metas (a proposição de valor), fazer a medição de desempenho e gerenciar as partes interessadas . O Escritório de Processos deverá prover um Portfólio de Serviços para possibilitar a excelência em Gestão de Processos. Os serviços providos poderão ter responsabilidade disseminar a cultura de processos, elaborar metodologias, recomendar a aplicação de boas práticas, desenvolver competências necessárias, planejar ações, dar apoio na execução dos processos, gerenciar o ciclo de vida e zelar pelo desempenho dos processos. Ter escritório de processos bem definido e atuante é essencial para que a organização alcance seus objetivos e maximize seus os resultados.

Apoio e Orientação na Elaboração do Projeto de Implementação do Escritório de Processos:

apoio e orientação ao escritório de processo s

Você esta planejando implementar um Escritório de Processos, mas está com dúvidas, não sabe por onde começar? Preencha o questionário da Avaliação Preliminar para Implementação do Escritório de Processos para que possamos orientá-lo e ajudá-lo a superar este desafio. A avaliação é baseada em experiências acumuladas em projetos e em boas práticas. Ela tem um conjunto de questões, que tem como objetivo obter informações, entender, conhecer os Fatores Críticos de Sucesso, Práticas de Gestão de Processos e Expectativas das partes interessadas. Clique aqui para responder o questionário da avaliação. Em seguida enviaremos o feedback da avaliação.

Veja apresentação: Como Implementar o Escritório de Processos:

Continue estudando gestão por processos e BPM no Portal GSTI:
Comentários