Publicação

Como implementar Escritório de Processos

foto de
Rildo Santos CONTEÚDO EM DESTAQUE

Material disponível para download sobre implementação de escritório de processos

Escritório de Processos
Escritório de Processos


Por que as organizações precisam de Escritório de Processos ?


Para uma organização alcançar resultados e sustentação de longo prazo, não basta ter um bom planejamento estratégico , se ações e iniciativas de melhorias de processos são pontuais, reativas, desorganizadas, desalinhadas ou isoladas.

Para tornar mais efetivo os resultados é necessário ter uma área preocupada e focada 100% do tempo com planejamento e execução das ações e iniciativas de melhoria de processos...

O Escritório de Processos é a melhor a estratégia para criar e manter a governança de processos consistente com propósito de melhorar continuamente os processos .

Entretanto, para desenvolver um Modelo de Escritório de Processos não adianta buscar por fórmulas mágicas, receita de bolo ou modelos prontos, pois elas não existem.

Cada empresa deverá a partir do entendimento de sua necessidade desenvolver um modelo de Escritório de Processos que atenda aos requisitos de negócio e as expectativas das partes interessadas.

Contudo, apresento um Framework que estabelece um modelo simples e adaptável para implementação do Escritório de Processos.

O Framework oferece um modelo que é composto por três pilares, o primeiro pilar Modelo de Governança de Processos(1), o segundo pilar o Modelo de Gestão do Escritório(2) e o terceiro pilar o Portfólio de Serviços(3).

Os 03 pilares de um escritório de processos
Os 03 pilares de um escritório de processos


Cada pilar tem um propósito bem definido, no estabelecimento de um modelo de governança de processos, o outro foca em um modelo gestão e o último em um conjunto de serviços que serão providos pelo escritório. Juntos formam um único modelo robusto e consistente de um Escritório de Processos.

Pilares :
A Governança de Processos define um modelo para a tomada de definição, estabelece políticas e um comitê para tomar decisão ou apoia-la. Este modelo respaldam a gestão e ajuda a manter a transparência e focar na melhoria contínua dos processos.

A Gestão do Escritório permitirá fazer o alinhamento com estratégia da empresa, definir objetivos e metas (a proposição de valor), fazer a medição de desempenho e gerenciar as partes interessadas .

O Escritório de Processos deverá prover um Portfólio de Serviços para possibilitar a excelência em Gestão de Processos.

Os serviços providos poderão ter responsabilidade disseminar a cultura de processos, elaborar metodologias, recomendar a aplicação de boas práticas, desenvolver competências necessárias, planejar ações, dar apoio na execução dos processos, gerenciar o ciclo de vida e zelar pelo desempenho dos processos.

Ter escritório de processos bem definido e atuante é essencial para que a organização alcance seus objetivos e maximize seus os resultados.

Apoio e Orientação na Elaboração do Projeto de Implementação do Escritório de Processos:


Escritório de processos
apoio e orientação ao escritório de processo s


Você esta planejando implementar um Escritório de Processos, mas está com dúvidas, não sabe por onde começar? Preencha o questionário da Avaliação Preliminar para Implementação do Escritório de Processos para que possamos orientá-lo e ajudá-lo a superar este desafio.

A avaliação é baseada em experiências acumuladas em projetos e em boas práticas. Ela tem um conjunto de questões, que tem como objetivo obter informações, entender, conhecer os Fatores Críticos de Sucesso, Práticas de Gestão de Processos e Expectativas das partes interessadas.

Clique aqui para responder o questionário da avaliação. Em seguida enviaremos o feedback da avaliação.

Veja apresentação: Como Implementar o Escritório de Processos:


Comentários