Cadastre-seLoginGovernança e GestãoDesenvolvimentoDesignMarketing DigitalBanco de DadosInfra EstruturaMobileMaisVagas de trabalhoCursosVideoaulasProfissõesComunidadesMembrosPerguntasPerguntas
Andre Castro

Ameaças comuns de segurança cibernética e como proteger seu negócio contra eles.

            A Internet trouxe tantas coisas boas que agora não podemos imaginar a vida sem ela. Imagine não poder comprar ou negociar ações online. Imagine não ser capaz de descobrir o que seus ex-colegas estão fazendo através do Instagram ou do Facebook, ou não poder assistir a avaliações de produtos no YouTube antes de escolher algo. Como sobrevivemos antes da era da Internet? Se você tem um negócio, provavelmente sabe o quanto sua rede de TI é importante para o sucesso do seu negócio. Você investiu muito em seu design e desenvolvimento, e se esforça para garantir que as informações de seus clientes sejam protegidas contra pessoas maliciosas. No entanto, os invasores cibernéticos estão ficando mais inteligentes a cada dia e, portanto, você precisa estar sempre atualizado sobre as táticas usadas para proteger seu website.

Estatísticas interessantes de segurança cibernética

            Como dito acima, os atacantes cibernéticos estão ficando mais espertos a cada dia. A maneira pela qual os ataques cibernéticos são realizados, portanto, mudou significativamente. Diferentemente do passado, quando a maioria dos ataques era baseada em arquivos, as técnicas sem fio agora estão assumindo o controle, e cada vez mais ataques cibernéticos envolvem o uso de técnicas sem fio. Isso dificulta a detecção e a prevenção se você não tiver as ferramentas certas. Um estudo recente mostra que mais de 75% dos ataques cibernéticos de sucesso envolvem o uso de técnicas sem fio. Em 2016, 20% dos ataques cibernéticos envolveram o uso de técnicas sem fio, mas, em 2018, espera-se que esse índice suba para 33%. Isso significa que os produtos de segurança disponíveis podem não estar equipados para lidar com essa nova maneira de realizar ataques cibernéticos.

         Devido à maneira em evolução na qual os ataques cibernéticos são realizados, as soluções antivírus sozinhas não podem manter sua empresa protegida contra ameaças cibernéticas. A maioria das empresas está substituindo as soluções antivírus por outras soluções ou complementando-as com outros produtos de segurança. Cerca de 70% das organizações não acreditam que seus programas antivírus sejam suficientes para mantê-los a salvo da nova onda de ataques cibernéticos.

        As mudanças na forma como os ataques cibernéticos estão sendo executados e a taxa na qual eles estão aumentando significa que as empresas terão que gastar muito mais para minimizar o risco de ataques cibernéticos. Quanto mais avançados os produtos de segurança, mais caros e exigentes são em termos de gerenciamento. Apenas cerca de 33% das organizações acreditam que podem se proteger contra ataques cibernéticos. Até o final de 2018, os gastos globais em segurança cibernética devem chegar a US $ 96 bilhões.

Ameaças comuns de segurança na Internet            

        Abaixo estão os tipos comuns de segurança na Internet ameaças e dicas sobre como você pode proteger seus negócios contra eles.

1. Ameaças Persistentes Avançadas (APTs)

         Como o nome sugere, essas ameaças são persistentes e podem passar despercebidas por um longo tempo. Muitas informações confidenciais podem acabar nas mãos de pessoas mal-intencionadas e quem sabe para que elas podem usar essas informações? Eles podem obter informações sobre suas operações de negócios, informações de seus clientes e muito mais do que eles basicamente podem usar para derrubar seus negócios.

      Existem muitas soluções de proteção APT no mercado. Você pode usá-los para proteger sua rede de TI empresarial contra APTs. No entanto, é importante observar que a maioria dessas soluções se concentra na proteção de suas redes de TI contra esses tipos de ameaças, mas esses ataques também podem ocorrer por meio de aplicativos. Isso deixa muitas empresas expostas. A melhor coisa a fazer é ser cauteloso sobre o que você baixar da internet, incluindo e-mails. Além disso, você deve usar somente produtos certificados e protegidos dos fornecedores. Você não pode comparar o custo do produto certo com o custo desse tipo de ataque. Seja sábio.

2. Ameaças de phishing

        É nesse ponto que um site engana os usuários da Internet, fazendo-os pensar que é um site conhecido e confiável, com a intenção de roubar suas informações ou até mesmo dinheiro. A maioria dos usuários da Internet não pode dizer a diferença entre o site impostor e o site original, então eles acabam caindo para isso e às vezes até perdem seu dinheiro no processo. Além de roubar informações de empresas e clientes, as técnicas de phishing também podem ser usadas para inserir bots e malwares nas redes de uma organização. As organizações vêm lutando para lidar com essa ameaça há muito tempo, já que os atacantes cibernéticos estão sempre inventando novas formas de enganar os usuários da Internet. É como uma bactéria que se torna resistente a um antibiótico ao longo do tempo.

           Você pode evitar isso treinando seus funcionários nas bandeiras vermelhas a serem observados para evitar cair em ataques de phishing. No entanto, alguns hackers são tão bons que nem os funcionários mais bem treinados conseguem reconhecer uma ameaça de phishing. O isolamento remoto do navegador também é uma maneira eficaz de minimizar as chances de um ataque de phishing. Outras medidas de precaução a serem tomadas incluem a instalação de ferramentas de detecção de phishing e o uso de firewalls atualizados para garantir a segurança de seus servidores.

3. Negação de Serviço (DOS)

        Muitas empresas on-line sofreram grandes perdas devido a ataques de negação de serviço. Nesse tipo de ataque, o invasor tenta inundar um site com solicitações para sobrecarregá-lo. Isso torna o site indisponível para as pessoas que estão tentando acessá-lo. Se você descobrir isso em tempo hábil, poderá interromper o ataque bloqueando a origem das solicitações. No entanto, há uma forma mais avançada desse ataque, conhecida como DDOS (distributed denial of service, negação de serviço distribuída), na qual as solicitações vêm de diferentes origens. É difícil parar porque não há como saber quais solicitações são do invasor e quais são de seus visitantes genuínos do site. Existem ferramentas que você pode usar para detectar esse tipo de ataque e classificar o tráfego que chega ao seu site para bloquear as solicitações do invasor sem afetar os visitantes genuínos do site. Se você tem um site de comércio eletrônico, um ataque DOS pode custar muito, e se isso acontece repetidamente, seus clientes podem acabar frustrados e, portanto, levar seus negócios para outro lugar.

4. Malware Móvel

          Existem muitas variantes deste ataque, incluindo keyloggers, spyware, adware, ransomware e Trojans, entre outros. Embora o malware para dispositivos móveis seja proveniente principalmente de terceiros, ele também pode vir por meio de aplicativos. Os atacantes visam dispositivos corporativos porque sabem que essa é uma área de fraqueza para a maioria das organizações. Suas redes de TI podem ser bem protegidas e gerenciadas, mas elas não prestam muita atenção quando se trata de dispositivos corporativos. Você deve avisar seus funcionários para não se conectarem a redes Wi-Fi desconhecidas, pois isso aumenta o risco dessa ameaça. Além disso, verifique se todos os dispositivos da sua organização têm um programa antivírus atualizado com frequência para protegê-los contra malware móvel. Você ficaria surpreso ao saber quanta informação pode ser acessada através de malware móvel.

5. Ataques de Spoofing

       Um invasor pode se disfarçar como alguém da sua organização e enviar uma comunicação para seus clientes, parceiros de negócios ou qualquer outra pessoa na rede da empresa. Dessa forma, eles podem obter informações como o número da conta de um cliente e usá-lo para acessar seus dados bancários, senhas e muito mais. Além de obter informações, o invasor também pode incorporar malware, como spyware e cavalos de Tróia. Você pode evitar isso investindo em ferramentas para ajudar a detectar qualquer tentativa de falsificação e parar o invasor antes que ele seja muito longe.

6. Botnets IoT

        Os dispositivos de IoT são outro ponto fraco para muitas organizações. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, eles não têm recursos de segurança incorporados que possam protegê-los de ataques de malware. Muitas organizações estão entusiasmadas com a Internet das Coisas, mas é importante ser cauteloso, porque você pode facilmente expor sua empresa a todos os tipos de ameaças, mesmo sem saber. Mesmo quando você adota a Internet das Coisas e todas as suas maravilhas, procure maneiras de garantir que você não comprometa a segurança da sua empresa.

Conclusão

           Os ataques explicados acima são apenas algumas das ameaças com as quais as empresas precisam lidar. É bom ver que as empresas estão fazendo tudo o que podem para garantir que eles e seus clientes estejam protegidos contra ameaças cibernéticas. No entanto, é importante ficar à frente das ameaças cibernéticas em evolução. Você não deve esperar ser atingido por um certo tipo de ameaça para fazer algo a respeito. Muitas empresas tiveram que fechar porque não puderam se recuperar de um ataque cibernético, financeiramente ou de outra forma. Seus clientes podem perder completamente a fé em sua organização se sentirem que você não pode manter suas informações seguras. A prevenção é melhor que uma cura. Verifique se há pontos fracos em seus sistemas de TI que você possa ter ignorado e aja antes que seja tarde demais. Estar sempre à procura de novas tecnologias no mercado, e descubra como eles podem beneficiar sua empresa. Você não pode continuar fazendo o que tem feito nos últimos cinco anos, quando está claro que as coisas estão mudando e os invasores estão ficando mais inteligentes.

Por:  Thomas Sujain  

Comentários