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Do Over-Marketing às Negligências de Cibersegurança: 5 Erros Comuns nas Campanhas de Marketing

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William Mendes

Criar campanhas de marketing não é um processo fácil. Muitos erros podem ser cometidos no caminho, o que pode colocar em risco meses de preparação e prejudicar a imagem de pessoas e empresas.

Neste artigo, destacamos não só os cinco principais erros em estruturações de campanhas de marketing como, claro, dicas para os evitar!

1. Tentar reinventar a roda

Tentar reinventar a roda é um dos principais erros nas campanhas de marketing. Embora a criatividade seja fundamental para a estruturação de campanhas publicitárias, saber manter aquilo que funciona é ainda mais importante.

Ao invés de se focar excessivamente em estratégias "inovadoras e disruptivas," dê prioridade a canais que já tenham se provado úteis. Fomentar uma boa relação com os consumidores, por exemplo, é muito mais importante do que criar inúmeros vídeos no TikTok ou tentar usar a hashtag do momento. Nenhuma destas "inovações" substitui uma boa comunicação direta com os consumidores da sua marca, com mensagens simples e efetivas para atingir seu público-alvo.

2. Praticar marketing excessivo (over-marketing)

Equilíbrio é a chave para tudo, e com o marketing não é diferente. O fluxo de informações na era digital é interminável e, em um oceano de conteúdo, é muito fácil cair no erro de achar que quantidade é o maior fator para determinar a qualidade de uma campanha.

Este excesso é chamado de over-marketing, um termo usado para designar marketing que funciona com base na insistência e intrusão. Resumindo, é o ato de tentar vender um produto, serviço ou imagem a qualquer custo!

Mensagens SMS em massa, e-mails repetitivos, propagandas pagas em redes sociais que invadem os vídeos das pessoas e até mesmo chamadas telefônicas constantes para oferecer seus produtos e serviços são formas muito invasivas de over-marketing, que causam uma péssima impressão nas pessoas. Evite estratégias que tenham uma conotação forçosa e opte por campanhas com as quais as pessoas se identifiquem.

3. Negligenciar aspectos de cibersegurança

Não dá para ignorar o meio virtual ao criar campanhas de marketing. Além de ter um potencial de alcance muito maior e ser comparativamente mais barato do que meios convencionais como publicidade na TV, os meios digitais, redes sociais e plataformas online permitem mais dinamismo em suas campanhas.

Contudo, navegar na internet não é fácil. As ciberameaças estão aí, e é fundamental levar em conta aspectos de cibersegurança para garantir a proteção tanto da sua campanha quanto dos usuários que visualizarem seu conteúdo.

Manter seus dispositivos sempre atualizados, cuidar da proteção da sua rede e dos seus bancos de dados, observar as regulamentações da LGPD, adotar estratégias para prevenir e reagir a ataques de phishing, DDoS e ransomware são pontos fundamentais para manter suas campanhas de marketing em um bom nível de cibersegurança.

Finalmente, usar uma VPN é uma ótima forma de melhorar a segurança da sua conexão e sua privacidade. Uma VPN permite-lhe, por exemplo, proteger a identidade do seu endereço de IP ou acessar conteúdos como se estivesse em outro país. É compatível com qualquer dispositivo e funciona para diferentes tipos de IP.

4. Não definir bem seu público-alvo

Criar campanhas abrangentes pode ser ótimo, mas saber direcionar e identificar qual é o nicho do seu produto, serviço ou imagem e quem forma seu público-alvo também é muito importante.

Muitas marcas falham ao criar campanhas de marketing que não geram nenhuma identificação com as pessoas que, em um primeiro instante, seriam as mais indicadas a consumir seus produtos. Esta falta de compreensão sobre o próprio público-alvo pode ser o maior impedimento para o crescimento de uma empresa ou projeto, assim como a ruína de grandes empresas e negócios incapazes de se reinventar.

Saber a quem você quer entregar sua mensagem é crucial para definir o conteúdo da sua comunicação.

5. Não definir objetivos claros

Criar uma campanha de marketing não é fácil, e o processo pode ficar muito mais difícil se você não definir objetivos claros. Saber aonde você quer chegar, o que quer conseguir e quais resultados precisa obter é algo indispensável para perceber se sua campanha foi um sucesso. Ou ainda precisa de muito trabalho!

Começar uma jornada sem um destino não faz muito sentido, e o mesmo vale para estruturar campanhas de marketing sem objetivos definidos e metas estabelecidas.


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