Cadastre-seLoginGovernança e GestãoDesenvolvimentoDesignMarketing DigitalBanco de DadosInfra EstruturaMobileMaisVagas de trabalhoCursosVideoaulasProfissõesComunidadesMembrosPerguntasPerguntas
Mídias Sociais

Blockchain Polkadot: a evolução do mundo cripto como conhecemos

Você já deve ter ouvido falar sobre a blockchain Polkadot, não é mesmo? Afinal de contas, a sua criptomoeda é a oitava maior moeda digital existente. Lançada em maio de 2020, sua crescente e meteórica popularidade se deu por alguns motivos, como seus criadores, sua originalidade e a promessa de revolucionar a internet como a conhecemos.

Embora tenha sido lançada apenas durante o primeiro ano da pandemia de coronavírus, a Polkadot já estava sendo imaginada e estudada desde 2016. O seu criador é ninguém mais e ninguém menos do que Gavin Wood, co-fundador da Ethereum, a segunda maior moeda virtual do mundo, ficando atrás somente do Bitcoin.

Além disso, a Polkadot conta com empresas fortes no ramo da tecnologia financiando o seu projeto, como a Parity e a Web3 Foundation.

Por conta do seu nome de seu idealizador e de sua participação no mundo das criptomoedas, a blockchain Polkadot arrecadou quase 150 milhões de dólares em seu ICO (Initial Coin Offering, em inglês). Essa fase é a primeira oferta da moeda, a qual recebeu muitos interessados.

O nome da Polkadot também está inteiramente ligado com o conceito de Web 3.0, que promete trazer atualizações nunca antes vistas na internet e no mundo cripto. Se você se interessou sobre o assunto e deseja conhecer um pouco mais sobre esse mundo, neste texto, vamos abordar alguns tópicos, como:

o que é blockchain Polkadot;

qual o diferencial da Polkadot e da Ethereum;

qual é o token da Polkadot.

o que é Web 3.0;

Se esse é um tema que lhe interessa e você deseja estar ciente das atualizações do mercado, continue com a gente. Faça uma boa leitura!

O que é blockchain Polkadot?

Você já imaginou se existisse uma interligação entre blockchains? Ou seja, plataformas de informação de transações fazendo trocas de dados entre elas. Essa é a realidade da blockchain Polkadot.

Essa inovação trouxe os olhos do mundo para a plataforma. Gavin Wood, com toda a sua expertise sobre o mundo cripto, criou a Polkadot para o que, segundo ele, são dois grandes problemas dos blockchains atuais: interoperabilidade e escalabilidade.

A interoperabilidade é, basicamente, a comunicação ativa entre blockchains. Até então, as plataformas não eram desenvolvidas pensando neste problema, continuando a trabalhar de forma centralizada.

Enquanto isso, a escalabilidade é a velocidade da plataforma em efetuar uma transação. É bem comum falarmos que “tal” blockchain consegue fazer “tantas” transações por segundo: essa é a sua escalabilidade.

Mas como a Polkadot consegue assegurar, principalmente, a interoperabilidade da plataforma?

Inovação por meio dos parachains

A resposta da pergunta anterior está na “planta” do projeto. A Polkadot é dividida, resumidamente, em duas partes. A primeira delas é a Relay Chain, que é a sua blockchain principal.

A outra parte se chama Parachain, que são blockchains paralelas à Relay. Atualmente, a plataforma conta com 100 parachains, que serão leiloadas ao longo dos anos. Entretanto, os criadores já mostraram interesse em aumentar esse número.

Cada parachain possui os seus próprios validadores, que irão verificar as transações. Isso aumenta a velocidade do processo, aumenta, assim, a sua escalabilidade.

Cada parachain pode ser customizada pelos seus responsáveis. Mas, o que todas têm em comum é a segurança oferecida pela Polkadot e a comunicação compartilhada entre as outras parachains.

Outro fato interessante é que essas blockchains paralelas não são fixas. Ou seja, os contratos de locação das parachains são de, no máximo, dois anos. Ou seja, caso o desenvolvedor não compre novamente os direitos do local, eles serão vendidos para outras empresas.

Quem pode comprar ou não é definido por leilão promovido pela própria Polkadot. Nele, as empresas competem por um espaço na plataforma.

Polkadot VS Ethereum

Se você é uma pessoa que está um pouco mais atenta sobre o mundo das criptomoedas, você deve lembrar que, em 2022, a Ethereum prometeu uma atualização da sua plataforma.

Com isso, a Ethereum promete uma maior escalabilidade para os seus clientes, já que irá intercalar mais de 60 blockchains conectadas. Então, você deve estar pensando: “É a mesma coisa?”.

Bem, não é. Afinal, a Polkadot promete uma interoperabilidade entre blockchains diferentes, que são criadas por operadores e empresas completamente distintas. Essa função não é realizada pelo Ethereum 2.0.

Embora o Ether 2.0 seja um exemplo de atualização - serão mais de 100 mil transações por segundo -, ele não chega a oferecer uma comunicação e uma compatibilidade real entre as redes.

DOT: o token da Polkadot

Você lembra que nós falamos que a Polkadot é a oitava criptomoeda mais conhecida do mundo? Então, o seu token nativo, conhecido popularmente como DOT, caiu na graça popular.

Mas, não apenas isso. O DOT é a maneira que os empreendedores podem votar em validadores, por exemplo.

Essa votação funciona da seguinte maneira: você escolhe uma pessoa em que você acredita e “deposita as suas fichas”. Se ela for escolhida, você pode, até mesmo, ganhar recompensas se ela fizer um bom trabalho ou perder dinheiro se ela for desonesta.

O mais importante é que o DOT dá permissão para você decidir o futuro da plataforma. A Polkadot funciona com um sistema Proof of Stake Nominal, ou seja, toda a plataforma trabalha por meio do consenso e, é claro, do voto.

E, para participar, basta você adquirir DOTs, que são os tokens de segurança e, consequentemente, as criptomoedas da Polkadot.

O que é Web 3.0?

Automaticamente, a imagem da blockchain Polkadot está ligada com a ideia de Web 3.0. Mas você sabe o que é esse conceito?

Bem, a Web 3.0 é a evolução da internet. É uma fase na qual ainda não conhecemos, mas que está muito mais próxima do que imaginamos.

Com este conceito, os sites e plataformas estarão trabalhando em um sistema cada vez mais interconectado. Ou seja, na Web 3.0, o navegante poderá compartilhar os seus dados e seu perfil, mas sem se preocupar com a segurança. Será uma navegação muito mais descentralizada e inteligente.

Pareceu familiar? Sim, a Web 3.0 é muito parecida com o que a Polkadot promete para o mundo das criptomoedas, mas em uma escala global.

E o que você acha? Você acredita que a Web 3.0 irá se realizar? Você acha que ainda veremos essa grande atualização da internet? Comente os seus pensamentos com a gente!

Este artigo foi escrito pela Bitso, exchange internacional de criptomoedas na qual você pode comprar, guardar e vender os seus criptoativos.

Comentários