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Adriano Luz

SEO Para YouTube - Melhores Dicas de Otimização

É notável o crescimento do YouTube e como as pessoas gostam de assistir vídeos. Isso evidencia a importância do SEO para YouTube para quem é youtuber, fazendo isso de forma correta seus vídeos terão maior tempo de exibição, seu canal será reconhecido e terá mais ganhos financeiros.

Tanto o Google como o YouTube usam os mesmos princípios em seus algoritmos para classificação e posicionamento de sites e vídeos. Isso porque o objetivo desses mecanismos de pesquisa é proporcionar a melhor experiência possível ao usuário e simplificar a forma como as pessoas fazem suas buscas.

Então, vamos ver como funciona o SEO para YouTube exatamente, e o que fazer para direcionar o tráfego para seus vídeos do youtube.

8 Dicas de SEO para YouTube

Fazer um vídeo e enviar para o youtube é algo bastante simples, mas para ter resultados é preciso aplicar estratégias de SEO para youtube. Essas estratégias além de aumentar o tempo de exibição do seu vídeo, também atrai a atenção do seu público e ajuda na hora de usar outras estratégias como remarketing por exemplo.

As pessoas criam canais no YouTube com vários assuntos e com diversas finalidades. Inclusive, o YouTube é uma das razões para o Empreendedorismo Digital está crescendo tanto. No entanto, para ter retorno é preciso se atentar às técnicas de SEO para YouTube.

1. Faça uma boa escolha de suas palavras chave

A competição para aparecer nos primeiros lugares nos resultados de pesquisa está cada vez maior. Todos os dias surgem novos concorrentes, novos produtos e serviços e todos desejando estar nas melhores posições. Mas, encontrar maneiras de inovar e reinventar a si mesmo é crucial.

Um dos primeiros passos para um bom SEO em seus vídeos é fazer uma boa pesquisa de palavras chave e, sugiro que você trabalhe com palavras que tem bastante busca, mas que não seja tão competitiva.

Para fazer essa busca você pode usar algumas ferramentas de pesquisa de palavras chave como:

  • Planejador de palavras chave do Google
  • Pesquisa do Google
  • Moz e Semrush

Não é bom ignorar esse momento de pesquisa de palavras, pois é fundamental para seu sucesso.

2. Use palavras chave no título do seu vídeo

No passo anterior você viu a importância de fazer pesquisa de palavras chave e onde fazer isso.

Os tipos comuns de intenção de pesquisa são informativos ou educacionais, comercial e entretenimento, mas para qualquer um desses você deve colocar a palavra chave no título do seu vídeo. Mas ainda é preciso combinar o conteúdo do seu vídeo com o que seu público busca, pois isso ajuda que seus vídeos apareçam nos resultados de pesquisa.

Tenha sempre clareza do porque deseja criar vídeo para o YouTube e quem é seu público alvo. Digamos que você queira exibir um vídeo falando sobre determinado produto, então coloque o nome desse produto no título e também na descrição do vídeo.

3. Palavra chave no arquivo de vídeo

Isso é algo simples, porém o YouTube pode usar como um dos fatores de classificação para mostrar seu vídeo nos resultados de pesquisa.

Então, depois de editar o seu vídeo salve-o com o nome da sua palavra chave, pois assim seu vídeo terá uma chance bem maior de ser classificado e aparecerá mais vezes nos resultados de pesquisa. Por isso, antes de você enviar um vídeo, certifique-se de que ele está salvo com o nome da palavra chave.

4. SEO para YouTube – Otimize a descrição do seu vídeo

Um dos grandes fatores de classificação de SEO para YouTube é garantir que seu vídeo tenha uma descrição sólida e otimizada.

Toda vez que atualizar um vídeo que já foi publicado, seja o título, miniatura, legenda e descrição, o youtube reavaliará o vídeo. No entanto, isso pode ser bom ou ruim, por isso a importância de acertar logo na primeira publicação.

O Youtube recomenda que as palavras chave mais importantes estejam nas primeiras frases da sua descrição. E não deve conter mais de 200 palavras. O objetivo da descrição é ser útil ao usuário, do contrário, você pode excluir.

5. Use hashtags de vídeo

Hoje, principalmente nas redes sociais, as hashtags são usadas para ajudar a buscar por respostas. Por isso, aproveite essa função. Você pode usar hashtags relacionadas na descrição de seu vídeo, pois isso ajudará o usuário a encontrá-lo.

Uma das funções da tags é impulsionar a pesquisa, ela aparecerá acima do título do vídeo, desde que seja adicionado na descrição.

6. SEO para YouTube – Categoria de vídeo

Existem opções avançadas de busca onde o usuário pode selecionar a categoria do conteúdo que deseja assistir. Por isso, ao enviar um vídeo para youtube, você deve adicionar uma categoria, pois isso influencia na hora de ser encontrado por um usuário.

O youtube tem várias opções de categoria, portanto é necessário escolher a mais adequada para o vídeo que você irá publicar.

7. Personalize sua imagem em miniatura

Às miniaturas fazem bastante diferença e podem ajudar ou atrapalhar seu crescimento no youtube. Quando olhamos para um resultado de pesquisa a miniatura é a primeira coisa que atrai a nossa atenção. Por isso elas influenciam na classificação e uma ótima miniatura costuma ter um tempo bem maior de exibição.

Focado nessa importância, crie miniaturas que chame a atenção do seu público e faça a diferença no meio dos concorrentes. Nem sempre a miniatura com imagem tirada do próprio vídeo é útil para atrair seu público.

Faça miniatura personalizada, mostrando sobre o que é seu vídeo, isso com certeza aumentará seus resultados.

8. Coloque legendas e legendas ocultas

Finalizando, minha última dica é usar legendas e legendas ocultas. A legenda de vídeo serve para comunicar com espectadores que não sabem o idioma do vídeo, já a legenda oculta é usada por pessoas que não conseguem ouvir o áudio.

Ambas legendas vão conter o mesmo texto sobre o que é dito no vídeo. Além das legendas ajudar o usuário, elas podem ser captadas por mecanismos de busca, da mesma forma como é feito nos blogs, por isso, elas são fundamentais no SEO para youtube.

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