Desenho de processos (parte 4)
Dando continuidade em nossa abordagem sobre BPM , hoje vamos comentar um pouco mais sobre Princípios de Desenho de Processos, utilizando como base o Guia para o gerenciamento de processos de negócio – Corpo comum de conhecimento -
CBOK® (ABPMP) versão 2.0. 2009.
- D esenho em torno de interações com o cliente:
- Ponto de contato dentro da organização e oportunidades para mostrar o sucesso ou fracasso em atender as necessidades do cliente. A experiência de cliente é dependente dos processos primários de negócio que interagem diretamente com ele e os processos de suporte interno que influenciam a qualidade da experiência de cliente indiretamente.
- Desenho através de atividades de agregação de valor:
- Estudo do fluxo ‘as-is’ e determinação de onde as atividades de agregação de valor são realizadas e, então, explorar um meio para habilitar essas atividades de maneira mais eficiente e eficaz.
- Minimizar handoffs:
- Ocorre quando a propriedade de uma atividade ou informação é passada de um indivíduo a outro; é uma grande oportunidade de falha no processo.
- Melhor prática – simplificar de handoffs e limitar sempre que possível.
- Trabalho sendo realizado onde faz mais sentido:
- O espaço físico e os cargos atuais não podem ser restrições; pode ser necessário criar posições para permitir que o fluxo do processo seja operado com a maior eficiência e eficácia.
- Estabelecer um ponto único de contato:
- Pode ser um gerente de projetos, consultor ou representante.
- Criar processo separado para cada grupo:
- Frequentemente um processo único tenta absorver todas as variações. Entretanto, as entradas e saídas do processo podem frequentemente variar em complexidade, tipo, tamanho, etc.. Para algumas variações, o processo pode funcionar bem, mas para outras pode ficar confuso e lento.
- Assegurar o fluxo contínuo:
- O cliente paga pelo resultado da cadeia de valor. O pensamento Lean (enxuto) recomenda que nada deve interromper ou retardar a cadeia de valor.
- Reduzir o tamanho do lote:
- Diminuir o tamanho dos lotes para facilitar o fluxo no processo – Ideal: processamento de transações em tempo real.
- Redesenhar e depois automatizar:
- Primeiro é necessário empregar princípios de redesenho, benchmarking, melhores práticas e pensamento Lean antes de automatizar.
- Assegurar a qualidade no início:
- Começar bem o projeto para não ter de utilizar ações corretivas.