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Claudio Gomes Silva Leite

Como melhorar a sua autoridade no Google?

O mais famoso motor de busca de todo mundo é também responsável pelo sucesso de alguns e o insucesso de outros. Dominar essa ferramenta de pesquisa e entender sobre SEO, links patrocinados e tantas outras coisas é importante, mas as coisas vão muito mais além disso.Os iniciantes no meio da internet acham que apenas palavras chaves ou links pode contribuir para o seu sucesso, porém na verdade vai muito além disso.

Mas afinal, o que é Autoridade para o Google?Autoridade em geral significa que as pessoas confiam em você para lhe dar informações, seus emails e até o seu dinheiro. Basicamente essas pessoas acreditam que você é  a melhor pessoa para determinado assunto, como por exemplo, você pode ser o melhor especialista em lançamentos como o Érico Rocha ou então o melhor médico de cirurgias plásticas do país como o Dr. Robert Rey.A boa notícia disso tudo é que se as pessoas confiam em você o Google também vai confiar de maneira simples e clara.    “Se você for um médico famoso no mundo offline e se muitos sites começarem a citar o seu nome, imediatamente o seu site estará no topo das buscas e se tornará uma autoridade para o Google”Se tornar uma autoridade pode ser um divisor de águas para você, o Google irá olhar o seu conteúdo de uma outra maneira e até os seus ganhos serão influenciados caso use o Adsense.Existem diversos fatores que é utilizado para medir a autoridade de seu conteúdo, como o domínio (.gov é mais confiável que um .com), a quantidade de links que ele recebe, as maneiras como atrai tráfego, as citações positivas que possui em outros blogs e por ai vai.Caro Google… em quem você confia?É difícil saber em quem o Google confia, porém existe uma teoria em que diz que o motor de busca possui a sua lista de sites extremamente confiáveis, onde se enquadra sites como o Wikipedia, em que após poucos minutos depois de terem um artigo publicado já estão no topo das buscas.Essa diferença entre o Wikipédia e o seu blog é com base na autoridade que ele possui no Google e os pontos que armazenou ao longo do tempo.Esses “pontos” também é conhecido como taxa de rejeição de um blog, ou seja, quando você faz algo positivo ganha +1 ponto no Google e quando faz algo negativo perde um ponto.Resumidamente podemos dizer, a cada ação boa que faz, o tempo que o usuário permanece em seu site e outras coisas a mais você ganha mais pontos e vai se tornando uma autoridade em seu segmento e por fim poderá ser uma autoridade aos olhos do Google.Influencias negativas para a sua autoridadeAntes de falarmos sobre os pontos positivos e que podem melhorar o seu site e ganhar mais pontos, falaremos dos pontos negativos, o que impede que o Google conheça você como uma autoridade.Compra de Links é a pior maneira de divulgar um site e influencia muito a sua autoridade, existe uma enorme diferença em investir em plataformas de anúncios como Google Adwork, Facebook Ads e comprar links em sites de baixa qualidade como os de autosurf por exemplo. O Google mantém uma lista de sites onde ocorre muito a compra de links e no momento que o seu link for adicionado neste site é provável que perca posições imediatamente.Maus Parceiros é  outro grande problema, no passado era comum realizarem parcerias de qualquer maneira e simplesmente não analisarem os blogs que contém os seus links, porém se você  adicionar um link seu em um blog que já tem vários pontos negativos é certo que você irá perder pontos e consequentemente posições nas buscas.Comentários Spam é uma ótima maneira para ganhar pontos negativos, copiar e colar o mesmo comentário em diversos blogs pode ser considerado como Spam e fazer com que todos os seus artigos sejam removidos das primeiras páginas do Google imediatamente.Padrão de crescimento não natural é quando você tem um blog que recebe por exemplo mil visitas por dia e depois no outro dia começa a receber 10 mil visitas. Obviamente isso não quer dizer que se você criar um anúncio e obtiver milhares de visitas que seu blog será penalizado, porém o Google vai analisar de onde vem o tráfego e como isso foi feito.Falta de indicações é quando você não recebe links de outros sites, ninguém fala sobre seus artigos ou semelhantes.Qualidade do conteúdo é quando o Google checa se tudo o que escreve é realmente seu, se não está copiando de outros blogs ou pegando partes de outros posts e colocando em seu blog, o motor de busca visa os melhores conteúdos e se o seu não for bom, não existe motivo para estar no topo.Agora que já vimos o que faz o seu blog perder pontos, o que você pode fazer para ganhar pontos?

TráfegoUm dos principais fatores de autoridade de um blog é o seu tráfego e a sua origem é muito importante para que o Google lhe reconheça como especialista.O Google analisa 3 fatores muito importante sobre o seu tráfego que são:- Quantidade: São muitas as visitas que o seu blog possui?- Crescimento: Seu tráfego está crescendo organicamente?- Consistência: Será que seu blog consegue manter o mesmo padrão de tráfego? Ir de zero a um milhão e manter esse mesmo padrão todos os meses?O Google conhece muito bem o seu site, mesmo que as suas visitas não venham do motor de busca, ele consegue detectar pelo Analytics essas e outras informações que ele considera importante. Outra coisa muito importante também é a marca do seu blog, quantas pessoas pesquisam diretamente pelo nome do seu blog no Google antes de acessar?LinksOs links que recebe é um grande influenciador em seu posicionamento como autoridade para o Google. Existe diversos lugares para a conquista de links, entre eles estão:

Diretórios: Alguns diretórios são extremamente confiáveis, outros nem um pouco, é preciso analisar quais possuem conteúdo único e são rigorosamente analisados. É preciso conhecer a risca onde irá divulgar seu conteúdo.Autoridade: Eu adoro este modelo de links que recebo, oferecem um excelente resultado e podem ser ideias para você ganhar mais respeito do Google. Nesse modelo de links inclui:Jornais: Quando uma pessoa vê uma matéria sobre você em jornais ou revista e procura no Google por : seu nome materia jornal X.Sites de Conhecimento: Se enquadra matérias publicadas em sites como o WikipédiaRedes sociais: Links que vem de redes sociais como o Twitter, Facebook, Youtube e outras.Extensões do domínio: Domínios em que as terminações são em .gov, .edu.br, .com.br e outros são mais confiáveis também e com isso ganham mais autoridade.Outros fatores importantes ao link é: Nicho – Os links que você recebe é de blogs do mesmo nicho?Relevância – O local que você recebe links é relevante?Diversidade – Você recebe links de vários blogs?Idade – Qual a idade dos blogs que você recebe links?Localização – Os links estão no conteúdo?DomínioComo você viu acima, o domínio também influencia na sua autoridade e existe alguns fatores que podem contribuir positivamente para isso. – Idade: Quanto mais antigo for o seu domínio, mais confiável para o Google você será.- Extensão do domínio: Algumas extensões de domínio possuem mais autoridade que outras, como .gov e .edu.br.

O seu blog

Agora que o Google já analisou todos os fatores externos de seu blog, está na hora de analisar os fatores internos, o que você faz dentro de seu blog. Conteúdo – O seu conteúdo é único? Original mesmo? A informação que você passa pode ser encontrada em qualquer lugar ou apenas em seu blog?Privacidade e informações de contato – Seu blog possui todas as informações de contatos? Possui uma página declarando tudo o que você capta em informações?Usabilidade e Acessibilidade – Seu site possui uma navegação simples, fácil e objetiva? Quando alguém que não entende nada de internet, ele consegue acessar tudo sem problemas?Carregamento – Seu blog carrega rápido em conexões lentas?Tempo no site – Qual o tempo médio dos visitantes em seu site? Quantas páginas eles visitam? Quanto mais tempo ficarem em seu site melhor é, você oferece algo para eles ficarem bastante tempo?A grande questão que o Google quer saber então…Seu site adiciona algo na internet?ResumindoSe você ler novamente a lista acima, irá perceber que o Google em si analisa 3 coisas.    O crescimento orgânico e natural, baseado no comportamento dos usuários    Conteúdo único e de excelente qualidade    Um excelente design, inovador e de qualidade

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