Cadastre-seLoginGovernança e GestãoDesenvolvimentoDesignMarketing DigitalBanco de DadosInfra EstruturaMobileMaisVagas de trabalhoCursosVideoaulasProfissõesComunidadesMembrosPerguntasPerguntas
Mídias Sociais

5 dicas de SEO para Wordpress: conheça as principais

Existem certos segredos que nem a melhor agência de SEO do Brasil vai contar. Isso não significa, claro, que você não possa aprender bastante sobre algumas customizações avançadas para melhorar o seu posicionamento no Google e outros motores de busca. Por isso, listamos algumas ótimas dicas de SEO para Wordpress, de modo que você possa colocá-las em prática e conseguir mais tráfego orgânico.

Atualmente, o Wordpress é usado por aproximadamente 64% de todos os sites na Internet. É muita coisa! E é fácil entender o porquê: ele é o gerenciador de conteúdo mais fácil de ser usado, mais potente e com mais possibilidades. Não é à toa, portanto, que tanta gente o use. Mas, para isso, pode ser que você precise otimizá-lo para se dar melhor no Google.

Quer saber quais são as melhores dicas de SEO para Wordpress? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 dicas de SEO para Wordpress

1. Se for usar um tema, escolha um otimizado

Na hora de montar um site no Wordpress, a solução mais usada por webmasters de todos os tipos é escolher um tema gratuito ou comprar um pronto. Isso é feito porque é necessário ter toda a estrutura em código da página e contratar um programador para o trabalho pode sair mais caro.

No entanto, é fato que contratar um programador especializado tende a ser mais interessante, pois o trabalho é feito de maneira mais personalizada. No entanto, caso o orçamento seja curto e você não queira nada muito específico, um tema pode ser perfeito.

Dito isso, é importante que o tema escolhido seja um otimizado para SEO. Afinal de contas, ele será o seu ponto de partida nesse aspecto. Muitos donos de site pegam os temas mais baratos possíveis e, normalmente, eles não são muito otimizados, o que gera problemas que precisam ser resolvidos depois.

Portanto, poupe tempo e trabalho posterior ao já contar com um tema de Wordpress bem montado e otimizado.

2. Determine qual seu domínio preferido

Um dos detalhes a ser resolvidos em termos de SEO é o domínio preferido do seu site. Ele pode contar com o www ou sem o www. Por exemplo:

www.exemplo.com.br;

https://exemplo.com.br

A escolha certa dependerá do tipo de tráfego que você pretende receber. Se você espera muito tráfego (mais de 60 mil por mês, por exemplo), talvez o ideal seja usar o modelo com www, pois isso permitiria que a sua página tivesse certos recursos que ajudassem a trabalhar com esse tráfego, especialmente ferramentas de redirecionamento em páginas quebradas, por exemplo.

3. Otimize seu permalink

Um detalhe interessante é que é importante ter um permalink adaptado para melhor desempenho do seu site no Wordpress. Normalmente, isso é vital na hora de indexar a página, já que depois que ela for indexada, a diferença não é tão mais significativa.

Um permalink adaptado tem a ver com a URL do conteúdo em questão. Por exemplo, suponha que você escreveu o seguinte artigo:

Como ficar rico em 10 passos simples.

A palavra-chave do seu artigo é “como ficar rico”. No caso, o ideal seria que a URL do conteúdo fosse:

www.seusite.com.br/como-ficar-rico

Ao invés de:

wwww.seusite.com.br/?p=111

Entende? Com a presença da palavra-chave na URL, o indexamento fica muito mais facilitado pelos motores de busca, além de ser uma experiência de uso muito melhor para os seus visitantes.

4. Use Breadcrumbs

Você sabe o que são breadcrumbs? Não estamos falando da trilha de migalhas de pães que João e Maria deixaram na fábula, embora seja algo bem semelhante.

Em um site, Breadcrumbs é o caminho feito para chegar até um conteúdo no seu site. Isso fica exposto em cada página, mostrando como chegar até ali. Por exemplo:

Home > Artigos > Finanças > Como Ficar Rico

A importância desses breadcrumbs é dupla: em primeiro lugar, ajuda os seus usuários a se localizarem melhor na sua página. Em segundo, permite que os crawlers do Google indexem melhor o seu conteúdo, entendendo a hierarquia da página.

5. Otimize o tamanho das suas imagens

Por fim, um truque simples, mas que pouquíssimos gerentes de sites fazem é o de otimizar o tamanho das suas imagens. Muita gente ainda usa imagens com mais de 500 kbs em seus conteúdos, algumas inclusive com mais de 1 mega ou até mais do que isso.

Isso é péssimo para o seu SEO, pois diminui muito o seu tempo de carregamento. Quanto maior o tempo de carregamento, pior é para o SEO. Por isso, o ideal é usar ferramentas que reduzam o tamanho da imagem para menos de 100 kbs, se possível.

Pronto! Agora que você já entendeu essas dicas de SEO para Wordpress, poderá colocá-las em prática para melhorar o posicionamento do seu site no Google e em outros motores de busca (embora, para ser honesto, com 100 bilhões de buscas mensais, o Google é de longe o motor mais importante). Seguindo dicas como essas, não vai demorar para o seu tráfego orgânico disparar.

E aí, gostou do conteúdo? Comente abaixo com a sua opinião sobre as nossas dicas de SEO para Wordpress!

Comentários