Exemplo de Política de Gestão de Fornecedores




Este é um exemplo público, também presente em alguns sites e compartilhado por grupos de ITSM. Trata-se de um documento modelo para definição e aplicação de uma Política de Gerenciamento de Fornecedores.


No ciclo de vida do serviço de tecnologia da informação da ITIL, o processo de Gerenciamento de Fornecedores é definido dentro da etapa de Desenho de Serviços. Nele, a ITIL documenta boas práticas para definir uma política e gerenciar fornecedores e contratos novos, ativos, em potenciais ou inativos. O objetivo do processo é fazer com que os serviços entregues por terceiros estejam alinhados com as necessidades da área de negócio, através do cumprimento dos níveis de serviço acordados. Um elemento de grande relevância neste processo é a Base de Dados de Fornecedores e Contratos. Conceito associado a uma base de dados onde são mantidas todas informações dos contratos ativos, assim como os finalizados e fornecedores em potencial. 


Principais tópicos neste documento:
  • Serviços eventuais;
  • Serviços permanentes;
  • Restrições administrativas;
  • Contratos de alocação de mão de obra;
  • Contratos de prestação de serviços;
  • Atribuições.
É importante acrescentar que, assim como outras politicas publicadas aqui no Portal, o seu formato e conteúdo deve ser específico a cada organização, o exemplo é apenas um modelo genérico. Existem organizações que usam uma política enxuta que referenciam inúmeros procedimentos e controles. Já outras, preferem utilizar um documento mais robusto para sua Política. 





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