Publicação

Domínios, Árvores e Florestas no Active Directory

foto de
André Rodrigues CONTEÚDO EM DESTAQUE

Active Directory

O Active Directory (AD) é uma ferramenta da Microsoft utilizada para o gerenciamento de usuários de rede, denominada serviço de diretório. Um diretório nada mais é do que um banco de dados contendo informações dos usuários de uma organização, tais como nome, login, senha, cargo, perfil e etc.

Para saber mais, acesse: O que é Active Directory (AD)?

Domínio 

Um domínio é a unidade administrativa máxima do serviço de diretório do #Windows Server. Você pode entender domínio simplesmente como um nome para uma família de recursos.

O domínio é a principal unidade funcional da estrutura lógica do Active Directory, e pode armazenar milhões de objetos.

Os domínios têm três principais funções:

  • Fornecer um limite administrativo para objetos
  • Permitir um gerenciamento seguro para recursos compartilhados
  • Proporcionar uma unidade de replicação para objetos

Sempre que um computador, ou outro dispositivo, é adicionado a um domínio recebe um nome FQDN (Fully Qualified Domain Name) que especifica o local exato de um computador dentro da hierarquia do domínio. Mas por falar em hierarquia, vamos para os conceitos de árvores e florestas...

Árvores

A palavra árvore por si nos leva a interpretação deste conceito utilizado no Active Directory para o gerenciamento de usuários de rede: trata-se de uma organização hierárquica de um ou mais Domínios. Para criar uma árvore é necessário criar um domínio de raiz.

Todos os domínios compartilham na arvore, informações e recursos, onde as funções são únicas.

Todos os domínios de uma árvore têm um esquema comum, isso é, as mesmas informações sobre classes e atributos de objetos. Para saber mais sobre esquemas, acesse: O que são partições do Active Directory?

Florestas

É um conjunto de árvores: simples assim. O uso de florestas é bastante comum em grupos de empresas, onde cada uma das empresas do grupo mantém uma autonomia de identidade em relação as outras. A estrutura de uma floresta é utilizada para organizar as árvores com diferentes esquemas (já que os domínios dentro de uma mesma floresta não possuem, necessariamente, o mesmo esquema. 

Conteúdo adicional: domínios

Para quem está interessado a aprender mais sobre domínios, recomento o vídeo a seguir ministrado por Julio Battisti, disponibilizado em seu canal do Youtube

O Que é o Active Directory e o Que São Domínios - por ulio Battisti

Continue estudando Active Directory:

Comentários