Publicação

Tipos de Objetos no Active Directory

foto de
André Rodrigues CONTEÚDO EM DESTAQUE

Sobre o Active Directory

O Active Directory (AD) é uma ferramenta da Microsoft utilizada para o gerenciamento de usuários de rede, denominada serviço de diretório. Um diretório nada mais é do que um banco de dados contendo informações dos usuários de uma organização, tais como nome, login, senha, cargo, perfil e etc.

Para saber mais, acesse: O que é Active Directory (AD)

O que são Objetivos no Active Directory

Objetos são nada menos que os recursos de rede que são gerenciados pelo AD. Cada tipo de recurso é gerenciado como um tipo/classe de objeto. 

Objetos podem ser criados, editados, excluídos e movidos (movidos entre domínios e árvores, por exemplo).

Tipos de Objetos no Active Directory

Usuários

É o objetivo que guarda todas as informações do usuário, isso é, colaborador da empresa / organização. Estas informações são armazenadas e gerenciadas através de atributos como nome completo, setor, nome do superior imediato, números de telefone, email, endereço, dentre outros.

Existem 02 atributos especiais relacionados ao cadastro de usuários:

  • SamAccountName: o nome completo do usuário
  • SamAccountName:  login do usuário (deve ser exclusivo na floresta, pois é o atributo que o identifica)

Pastas Compartilhadas

Trata-se de uma pasta do sistema operacional que é compartilhada na rede. A intenção de cadastrar pastas de rede no Active Directory é facilitar a localização das pastas.

Grupos de Usuários

Os grupos no Active Directory podem ser de dois tipos:

  • Grupos de segurança: são os grupos criados e gerenciados para manter-se o gerenciamento de acesso, tais como atribuir direitos e permissões de usuário a grupos.
  • Grupos de distribuição: criados em gerenciados para aplicações de email, com Microsoft Exchange, para enviar email para conjunto de usuários. 

Para saber mais sobre grupos, acesse: Grupos de Usuários no Active Directory

Unidades Organizacionais (U.O.)

Na Administração do Active Directory, uma Unidade Organizacional (U.O.) é um tipo de objeto de diretório contido nos domínios para qual podem ser atribuídas configurações de Política de Grupos de Usuários ou delegar autoridade administrativa (a U.O. é o menor escopo ou a menor unidade à qual você pode atribuir estas configurações).

Este recurso facilita o trabalho do Administrador de Redes que gerencia a configuração e o uso de contas e recursos com base no modelo organizacional da empresa em que trabalha. 

Para saber mais sobre U.O., acesse: Unidade Organizacional no Active Directory

Computadores

Computadores presentes na rede corporativa devem ser cadastrados como objetos no Active Directory para facilitar o gerenciamento da rede, pelo administrador da rede. Os computadores que executam versões recentes do Windows e ingressa em um domínio, já possuem automaticamente uma conta do tipo de objeto computador.

Impressoras

Contas de impressores também devem ser criadas como objetos de diretório no AD. Seu registro e publicação facilita o trabalho do administrador da rede, quando precisa localizar, gerenciar e dar permissão de acesso a impressoras de rede.

Contato

É um objeto estático utilizado para armazenar informações de contato, tais como telefone, endereço e e-mail. Ao contrario do que ocorre com o objeto usuário, a um registro de contato não podem ser atribuídas permissões. 

Continue Estudando Active Directory:

Comentários