Publicação

Unidade Organizacional no Active Directory

foto de
André Rodrigues CONTEÚDO EM DESTAQUE

Active Directory

O Active Directory (AD) é uma ferramenta da Microsoft utilizada para o gerenciamento de usuários de rede, denominada serviço de diretório. Um diretório nada mais é do que um banco de dados contendo informações dos usuários de uma organização, tais como nome, login, senha, cargo, perfil e etc.

Para saber mais, acesse: O que é Active Directory (AD)?

Unidade Organizacional no Active Directory

Unidade Organizacional no Active Directory

Na Administração do  Active Directory, uma Unidade Organizacional (U.O.) é um tipo de objeto de diretório contido nos domínios para qual podem ser atribuídas configurações de Política de Grupos de Usuários ou delegar autoridade administrativa (a U.O. é o menor escopo ou a menor unidade à qual você pode atribuir estas configurações).

Este recurso facilita o trabalho do Administrador de Redes que gerencia a configuração e o uso de contas e recursos com base no modelo organizacional da empresa em que trabalha. 

Assim como ocorre para os grupos, uma U.O. pode conter duas ou mais UOs, formando uma hierarquia que facilite a administração dos usuários de rede e ajudando a reduzir o número de domínios necessários à umarede. 

Usando Unidades Organizacionais no Active Directory

As UOs são usadas para:

  • Aplicar configurações de Diretiva de Grupo: nesse caso, a diretiva será atribuída a todas as contas de usuário e de computador dentro da UO.
  • Delegar gerenciamento: podem ser atribuídas permissões para gerenciar objetos do Active Directory a uma UO. As permissões concedidas a uma UO são herdadas para objetos dentro dela.
  • Um usuário pode ter autoridade administrativa sobre todas as UOs de um domínio ou sobre apenas uma UO
  • O administrador de uma UO não necessariamente terá autoridade administrativa sobre outras UOs no domínio.

Como Criar e Gerenciar Unidades Organizacionais no Active Directory

No vídeo a seguir, publicado no YouTube pela Bóson Treinamentos, você pode entender como criar UO´s e gerenciá-las, utilizando Active Directory no Windows Server 2012. O instrutor da vídeo aula é Fábio Reis. 

Continue Estudando  Active Directory:

Comentários