Cadastre-seLoginGovernança e GestãoDesenvolvimentoDesignMarketing DigitalBanco de DadosInfra EstruturaMobileMaisVagas de trabalhoCursosVideoaulasProfissõesComunidadesMembrosPerguntasPerguntas
Fernando Palma

Qual a diferença entre eficiência e eficácia?

Definição de eficiência, eficácia e a diferença entre os dois conceitos

Preparei esta publicação com foco nestes dois princípios que são básicos para quem está estudando qualidade gestão processos, indicadores de desempenho, ou temas correlatos.Vale também a observação que eficiência e eficácia é assunto trabalhado em cursos #ITIL, dentro do programa da melhoria contínua dos serviços.

Definição de eficiência e eficácia

Eficácia

É atingida a medida em que se atinge o objetivo esperado . Caso um projeto , serviço, produto produzido ou plano atinja o objetivo inicial, significa que foi eficaz . Na informalidade, dizemos que ser eficaz é fazer a coisa certa. Ex: uma construtura planeja a construção de um prédio e o finaliza com todos os requisitos planejados. Esta construtora foi eficaz.atinja o objetivo inicial, significa que foi eficaz . Na informalidade, dizemos que ser eficaz é fazer a coisa certa. Ex: uma construtura planeja a construção de um prédio e o finaliza com todos os requisitos planejados. Esta construtora foi eficaz. 

Eficiência

Está relacionada ao desempenho . Eficiência é atingida quando o desempenho empregado na atividade é igual ou ultrapassa o desempenho esperado. Na informalidade, dizemos que ser eficiente é fazer da melhor maneira. Ex: uma construtura planeja a construção de um prédio e o finaliza em tempo menor do que o esperado. Esta construtora foi eficiente.

Diferença entre eficiência e eficácia em dois exemplos

Exemplo 01

Duas construtoras são responsáveis por entregar edifícios semelhantes, em uma mesma rua, contando com as mesmas condições de trabalho: construtora A e B. Ambas atingem o objetivo: entregam o edifício pronto, entretanto a construtora B conclui em tempo menor. Isto significa que A e B foram eficazes, entretanto B foi mais eficiente. O melhor desempenho da construtora B, neste caso, está relacionado ao aspecto de tempo. Entretanto, outros aspectos podem ser levados em consideração para mensurar a eficiência do mesmo projeto: custo, qualidade, segurança, entre outros.

Exemplo 02

Este é um exemplo mais descontraído, que costuma ser usado apenas didaticamente. O exemplo da partida de futebol. Imagine um jogo de futebol em que o time A teve apenas 35% de posse de bola, e dois chutes a gol, enquanto adversário apresentou indicadores superiores: 65% de posse de bola e 14 chutes a gol.Apesar destes números, o time A fez um gol e venceu a partida. A conclusão é que o time A foi menos eficiente quando comparado a seu adversário, mas foi mais eficaz.

Continue estudando gestão de processos:

Comentários