Publicação

Qual a diferença entre eficiência e eficácia?

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Definição de eficiência, eficácia e a diferença entre os dois conceitos

Preparei esta publicação com foco nestes dois princípios que são básicos para quem está estudando qualidade gestão processos, indicadores de desempenho, ou temas correlatos.
Vale também a observação que eficiência e eficácia é assunto trabalhado em cursos #ITIL, dentro do programa da melhoria contínua dos serviços.

Definição de eficiência e eficácia

Eficácia

É atingida a medida em que se atinge o objetivo esperado . Caso um projeto , serviço, produto produzido ou plano atinja o objetivo inicial, significa que foi eficaz . Na informalidade, dizemos que ser eficaz é fazer a coisa certa. Ex: uma construtura planeja a construção de um prédio e o finaliza com todos os requisitos planejados. Esta construtora foi eficaz.atinja o objetivo inicial, significa que foi eficaz . Na informalidade, dizemos que ser eficaz é fazer a coisa certa. Ex: uma construtura planeja a construção de um prédio e o finaliza com todos os requisitos planejados. Esta construtora foi eficaz. 

Eficiência

Está relacionada ao desempenho . Eficiência é atingida quando o desempenho empregado na atividade é igual ou ultrapassa o desempenho esperado. Na informalidade, dizemos que ser eficiente é fazer da melhor maneira. Ex: uma construtura planeja a construção de um prédio e o finaliza em tempo menor do que o esperado. Esta construtora foi eficiente.

Diferença entre eficiência e eficácia em dois exemplos

Exemplo 01

Duas construtoras são responsáveis por entregar edifícios semelhantes, em uma mesma rua, contando com as mesmas condições de trabalho: construtora A e B. Ambas atingem o objetivo: entregam o edifício pronto, entretanto a construtora B conclui em tempo menor. Isto significa que A e B foram eficazes, entretanto B foi mais eficiente.
O melhor desempenho da construtora B, neste caso, está relacionado ao aspecto de tempo. Entretanto, outros aspectos podem ser levados em consideração para mensurar a eficiência do mesmo projeto: custo, qualidade, segurança, entre outros.

Exemplo 02

Este é um exemplo mais descontraído, que costuma ser usado apenas didaticamente. O exemplo da partida de futebol.
Imagine um jogo de futebol em que o time A teve apenas 35% de posse de bola, e dois chutes a gol, enquanto adversário apresentou indicadores superiores: 65% de posse de bola e 14 chutes a gol.
Apesar destes números, o time A fez um gol e venceu a partida.
A conclusão é que o time A foi menos eficiente quando comparado a seu adversário, mas foi mais eficaz.

Continue estudando gestão de processos:

Comentários