Saiba que o ITIL pode te ajudar a decidir…e a controlar
por Emerson Dorow Olá Caro leitor! O assunto cloud (
saas , iaas, paas e etc) está na agenda dos executivos de TI ou estará
nos próximos anos. É uma realidade. A pergunta que não quer calar.
O que vamos levar para o cloud e quando? Muitas empresas acreditam que levar tudo para o cloud resolve todos os seus problemas, mas ao contrário do que você possa imaginar , seus problemas podem estar só começando. Outras tem “medo” pela questão da
segurança ou já tiveram alguns traumas devido a contratos infelizes. Já vi várias empresas trocarem de provedor de cloud várias vezes, pois os serviços contratados não atendiam as necessidades (e
expectativas ) da empresa (
custo ,
disponibilidade ,
SLAs e etc).
A decisão de ir ou não deverá passar por alguns critérios como confiabilidade (disponibilidade), custo, níveis de serviços , entre outros. Então você pode me perguntar: “Ok Emerson, entendi. Mas como o
ITIL pode me ajudar?” Explico. O
processo de gestão de portfólio tem o objetivo de catalogar os serviços em produção, em desenvolvimento e novos. Com a contabilização (
gestão financeira ) de cada serviço do portfólio (licença, hardware, pessoas,
fornecedores e etc), é possível comparar os custos atuais com os custos do cloud, e verificar, por exemplo, que em 3 anos você irá reduzir 50% do investimento. Outro aspecto importante para tomada de decisão é a disponibilidade e os níveis de serviço (SLA) entregues pelo provedor.
É importante ter pelo menos uma idéia dos níveis de serviços atuais, para saber o que você realmente precisa . Outra pergunta a ser respondida: os
usuários irão registrar
incidentes e solicitar serviços diretamente ao provedor ou isto ficará centralizado na TI? O processo de
gestão de incidentes e requisições talvez precisarão ser revistos. As
prioridades (impacto e urgência) precisarão estar alinhadas entre usuários, TI interna e provedor Cloud.
Após verificar que vale a pena levar o serviço para cloud, o ITIL continuará a te ajudar muito. O serviço alterado deverá passar pelo processo de
gestão de mudanças e liberação . O monitoramento do uso dos recursos ($$), a
gestão de demanda e financeira se tornam fundamentais. O processo de gestão de demanda do ITIL tem o objetivo de mapear e influenciar a demanda, e a gestão financeira de contabilizar os custos. Num modelo cloud isso significa manter custos a níveis aceitáveis ou reduzir. Este acompanhamento é ainda mais importante num modelo “pay-per-use”. Será necessário fazer uma gestão do fornecedor , e, além disso, fazer a
gestão do conhecimento do
relacionamento com o negócio , ambiente, incidentes e etc. O
catálogo de serviços de TI deve ser atualizado, com todos os contatos e informações necessárias. Para finalizar, é preciso buscar a
melhoria contínua dos serviços . O bom e velho
ciclo PDCA . Problemas acontecem, a grande diferença é como lidamos com eles e o que fazemos para que eles não se repitam.
Como podem ver, os processos e funções do ITIL são de grande valia: antes, durante e depois da tomada de decisão sobre ir para cloud (ou não) .
Apesar do cloud ser um caminho sem volta, é importante que a decisão seja tomada racionalmente através de fatos e dados . Desta forma sua vida e de seus usuários ficarão mais tranquilos. E você? Qual sua opinião sobre o assunto? Deixe seus comentários! Um grande abraço. Emerson Dorow
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