Publicação

Os Riscos as-a-Service da cloud computing!

foto de
Bruno Horta Soares CONTEÚDO EM DESTAQUE

Para enviar as suas questões, dúvidas ou comentários para o "Consultório PortalGSTI" deverá utilizar o email: consultorio@portalgsti.com.br


Cloud computing com humor
cloud computing


Consultório Portal GSTI #35 –Os Riscos as-a-Service da cloud computing!

Caros leitores,

Na semana passada falei sobre os principais riscos relacionados com os modelos da cloud computing , (artigo: 12 fatores de riscos da cloud computing ).

Esta semana vamos falar de mais fatores de risco, desta vez relacionados com os diferentes modelos de serviço disponíveis:
A tabela seguinte apresenta os principais fatores de risco e os impactos positivos (i.e. mais risco) e negativos (i.e. menos risco) em cada um dos objetivos:



O principal objetivo desta análise é deixar claro que a migração para a nuvem deve ter sempre uma pergunta preliminar: “Que tipo de serviço e que modelo de implementação?”.

Cada caso é um caso e caberá às Organizações entenderem quais as suas reais necessidades, qual o valor que pretendem criar com a migração e só depois ponderar as oportunidades e ameaças de cada modelo para que possam tomar decisões bem fundamentadas.
Tantas ameaças e oportunidades deixam muito espaço para que possam existir argumentos suficientes para valorizar ou desvalorizar a núvem. Uma coisa é certa: o modelo veio para ficar por isso é bom que comece a preparar-se porque o mais certo é que a escolha não seja entre migrar ou não migrar, mas quando e como!

Espero ter ajudado!

Bruno Horta Soares, CISA ® , CGEIT ® , CRISC , PMP ®
"The more you know, the less you no!"

Para enviar as suas questões, dúvidas ou comentários para o "Consultório PortalGSTI" deverá utilizar o email: consultorio@portalgsti.com.br

Referências: Vendor management using COBIT 5

Continue estudando Cloud Computing no Portal GSTI:

Comentários