Publicação

COBIT 5 - Principais mudanças em relação a versão 4.1

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

No mês de Abril, foi lançada a versão 5 do COBIT , em substituição a versão 4.1. A seguir, resumo as modificações que foram feitas e o novo escopo de abrangência após esta atualização.

O framework do COBIT 5 foi consideravelmente re-estruturado, ganhando uma aparência nova. Foram estabelecidos 05 princípios do COBIT , transformando o framework em um principles-driven framework (framework dirigido por prinipios). Tais elementos, defino a seguir. 

1) Atender as necessidades dos stakeholders: O COBIT 5.0 contém procesos específicos para suportar necesidades através do uso de recursos de TI.

2) Cobrir a Organização fim-a-fim: esta é a principal mudança obtida pela versão 5 do COBIT. O framework busca cobrir a Governança Coorporativa, abrangendo todas as funções e processos corporativos, além da própria Governança de TI . Entretanto, este escopo é aplicável apenas a organizações quais tenham como produto fim a tecnologia da informação, promovendo uma Governança da Empresa de TI conforme imagem abaixo (sim, o novo COBIT é para toda a empresa de TI)


Fonte: COBIT 5, por ISACA

Observação
Vale lembrar que o COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é uma marca registrada pela ISACA e ITGI , a quais estão atribuídos a propriedade e direitos.  

Continue estudando COBIT:

Comentários