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Marcelo Gaspar

Desvendando o BPM (parte 2)

Conceitos básicos BPM

Neste post vamos falar sobre alguns conceitos de BPM utilizando como base o Guia para o gerenciamento de processos de negócio – Corpo comum de conhecimento - CBOK® (ABPMP) versão 2.0. 2009.

Para alinharmos nossas expectativas e conhecimentos vejamos neste parte da série alguns conceitos ligados ao BPM : 1- Negócio; 2- Processos; 3- Função de Negócio; 4- Visão de trabalho ponta a ponta.

1 - Negócio - Recursos que interagem para executar um conjunto de atividades gerando valor ao cliente e retorno de investimento a partes interessadas. Vale ressaltar que no CBOK não existe destinação de tipos de negócio e assim abrangendo todos os tipos de organizações com ou sem fins lucrativos.

2 - Processo - é composto por conjuntos definidos de atividades coordenadas e/ou comportamentos, executados por recursos, para alcançar meta(s). São disparados por eventos específicos, compostos de atividades(tarefas) inter-relacionadas e para produção de resultados.

2.1 -Tipos de processos:

  • Primários - Representam " tarefas core" que o negócio deve desenvolver para cumprir sua missã o , ou seja, gerar valor para o cliente .
  • Suporte - Apesar de gerarem valor diretamente para o negócio, mas tem um papel fundamental no apoio e suporte aos processos primários, aumentando assim a efetividade dos mesmos .
  • Gerenciamento - Sua principal função é medir, monitorar e mensurar, visando assegurar que os outros processos atinjam suas metas e por conseguinte proporcionarem maior efetividade a operação do negócio.
2.2 - Tipos de Atividades:
  • Valor agregado - Atividades que contribuem para o resultado do processo agregando positivamente valor para o mesmo.
  • Transferência de controle (Handoff) - Vulgarmente chamadas de "passagem de bastão", pois é nelas que ocorrem a passagem do processo para outra função e/ou departamento.
  • Controles e atividades de controle - Atividade que consiste em um ponto de verificação específico da validade de um processo, podendo ser utilizada para prevenir, detectar ou corrigir condições indesejáveis ou até mesmo alterar um fluxo de processo visando assegurar o atingimento das metas.
3 - Função de negócio - departamentos(contabilidade, comercial, administrativo, etc.) onde se tem um conjunto de atividades atreladas a um objetivo ou tarefa em particular.
4 - Processo - trabalho ponta-a-ponta.
  • Visão de trabalho ponta a ponta - Um processo transpassa as barreiras funcionais e/ou departamentais, ou seja, um processo talvez passe por vários departamentos e não se limita a um departamento específico, sempre tendo como principal mote gerar valor para o cliente.
Espero ter contribuído, no próximo post falaremos sobre modelagem de processo e abordaremos notações incluindo BPMN - business process modeling notation.
Dica!

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Marcelo Gaspar
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