Publicação

Apostila sobre SOA - Arquitetura Orientada a Serviços

foto de
André Rodrigues CONTEÚDO EM DESTAQUE

Arquitetura Orientada a Serviços
Service-Oriented Architecture (SOA)

 

Esta publicação tem a finalidade de contribuir com quem deseja entender o que é SOA ( service oriented architecture ). Escolhemos uma referência de leitura fácil e clara. Temos certeza que contribuirá com seus estudos!

Compreenda a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) com este material gratuito disponível para download.

O que é SOA

"Service-Oriented Architecture (SOA), pode ser traduzido como arquitetura orientada a serviços, e é um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental prega que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços.1 2 Frequentemente estes serviços são conectados através de um "barramento de serviços" (enterprise service bus, em inglês) que disponibiliza interfaces, ou contratos, acessíveis através de web services ou outra forma de comunicação entre aplicações. A arquitetura SOA é baseada nos princípios da computação distribuída e utiliza o paradigma request/reply para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços" (wikipedia, mais: aqui ).

Sobre o autor

A apostila a seguir é o trabalho de conclusão de curso do aluno Filipe Madeira da Silva, formado em 2006 pela USP no curso de Ciência da Computação. O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. Fábio Kon. Está disponível no site da Universidade, nesta rica base de monografias .

Para maiores detalhes, basta conferir o índice do PDF. Bons estudos!

Arquitetura Orientada a Serviços por Filipe Madeira da Silva ( download aqui ).

    Comentários