Publicação

10 dicas para diminuir taxa de rejeição do seu blog

foto de
Juliana Basilio

Taxa de rejeição também conhecida como Bounce Rate é o número de visitas de uma única página, sem interação, ou seja, o usuário entra no site, não clica em nada e vai embora.

Geralmente os cálculos são feitos por porcentagem  Com essa porcentagem é possível analisar o interesse dos leitores que acessam o blog, significando que quem já vai embora na primeira página, não está interessado no que está escrito no seu blog.

Mas existes algumas técnicas que ajudam a segurar os visitantes, obtendo assim algumas vantagens como fidelização dos leitores ou maiores chances de clicarem em seus anúncios.

10 dicas para segurar seus leitores:

1. Artigos relacionados:

Coloque em algum lugar estratégico do seu post, por exemplo no final uma lista de pelo menos 5 artigos relacionados.

No wordpress existem vários plugins para fazer este trabalho, só tome cuidado para não escolher um plugin que tenha um carregamento pesado deixando o seu site lento, pois isso também aumenta a taxa de rejeição.

2. Barra lateral:

É um local com boa visibilidade em toda navegação do site, por isso use widgets para mostrar pelo menos os últimos 5 posts postados.

3. Artigos grandes ou pequenos:

Dependendo do público textos muitos grandes pode ser ruim, assim como os textos muitos pequenos.

4. Otimizar a página inicial

Coloque apenas introdução do seu post com imagem uma imagem interessante mas pequena, para que seja possível disponibilizar mais conteúdo em menos espaço.

6. Otimização de palavras-chave

Geralmente (mas nem sempre) maior parte do tráfego vem dos buscadores, que usam palavras chaves para chegar no seu blog.

Fazendo uma boa otimização de SEO você pode trazer um público específico pro seu blog que realmente esteja interessado no seu conteúdo.

7. Otmize seu layout:

Tenha um layout atrativo, clean mas especialmente que tenha um carregamento rápido, blogs que demoram carregar tem uma alta taxa de rejeição.

8. Coloque links

Quando colocar links de sites ou blogs coloque para que abra em uma nova página, evitando que o leitor saia do seu site.

9. Revise os conteúdos com alta taxas de rejeição:

Identifique as palavras-chaves que estão trazendo as maiores taxas de rejeição para sua página, revise os conteúdos das páginas de destinos destas pesquisas e verifique o que pode ser modificado para melhorar sua qualidade.

10. Analise a situação:

Faça uma pesquisa nos seus posts publicados afim de descobrir os que possuem maiores e menores taxas de rejeição, procurando descobrir o padrão de escrita ou otimização que fez com que esses posts tivessem esses índices.

Com isso você pode fazer uma analise e procurar melhorar os posts que tem altas taxas de rejeição.

As 10 dicas são essas utilize em seu blog e monitore para verificar se ouve alguma diminuição em sua taxa de rejeição.

Juliana Basilio da Silva

Celular: (62) 8102-3009
Bacharel em Engenharia da Computação - PUC-GO

MBA- Governança nas Tecnologias da Informação - IPOG-GO

Outros artigos sobre desenvolvimento de Websites:

Comentários