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Wellington Moreira

Você Faz Networking?

A importância de todo profissional estabelecer uma boa rede de contatos


A Network (rede de contatos profissionais) é atualmente assunto para dissertações de mestrado, conversas de botequim e, inclusive, você já deve ter chegado a participar de alguma palestra, discussão ou assistido a um programa de TV que abordava o tema. Contudo, para infelicidade geral da nação, são poucas as pessoas que sabem tirar proveito desta velha ferramenta de trabalho.

Velha?!!! Sim! Nossos bisavós e os tataravós destes também já se beneficiavam das vantagens que uma boa convivência com as pessoas provocavam em suas conquistas pessoais. O que mudou é que algum estudioso do marketing escolheu um nome estrangeiro para ficar mais bonito e parecer novo, além de adaptá-lo à nossa realidade...

Em primeiro lugar, é fundamental entender que a network não é apenas uma técnica de empregabilidade, mas um jeito de viver . Você tem que gostar (ou aprender a gostar) de pessoas, caso contrário esqueça e pense em algo diferente . Fazer networking não é 'puxa-saquismo” é cultivar bons relacionamentos.

POR QUÊ A NETWORK É TÃO EFICIENTE?

A rede de contatos possibilita tomar conhecimento sobre vagas não divulgadas na mídia e chegar até às pessoas que realmente decidem sobre a contratação . Em muitas empresas, cerca de 70% das oportunidades de emprego são preenchidas graças às indicações que surgem a partir de conhecidos que compõem essa mesma rede. Além de tudo, é um poderoso instrumento de integração entre pessoas das mais variadas áreas, o que possibilita também novas amizades, criação de novos negócios e novas parcerias. Através da rede, você se apresenta para o mundo e expõe suas habilidades.

Vamos imaginar a seguinte situação: você atua em uma empresa que precisa contratar um arquiteto para executar uma determinada obra. Convidado a sugerir um profissional credenciado, quem você indicaria? Pense... pense mais um pouco.

Ok. Lembra-se de alguém? Sim! Que bom para este 'alguém”. Não lembrou? Pois é, nenhum arquiteto preencheu o seu Top of Mind até este momento. Será que não está acontecendo com as outras pessoas o mesmo em relação a você?

QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO

É essencial manter uma agenda recheada de telefones, e-mails e endereços de amigos, profissionais ou vizinhos, esteja ou não empregado. Saiba que não basta pedir ajuda somente em momentos de crise, é preciso manter contato constante e estar disponível para ajudar também . Mantenha contato mesmo com aquelas pessoas que não podem arranjar-lhe uma oportunidade, pois elas podem abrir portas. Dessa forma, você conhece gente e vai sendo conhecido também. É preciso se mostrar! Aliás, há quanto tempo você não envia um e-mail para aquele amigo que não encontra desde o ano passado... (que tal fazer isto depois de ler a coluna?)

COMO MONTAR SUA NETWORK

Fique atento às dicas de José Augusto Minarelli, Presidente da Lens & Minarelli Associados e autor do livro 'Networking - como utilizar a rede de relacionamentos na sua vida e na sua carreira':

1. Livre-se dos rótulos . Antes de iniciar a rede de contatos, lembre-se de que independente do cargo que a pessoa ocupa, ela pode ter seu próprio grupo de relacionamento e saber de 'alguém que conhece alguém' que pode lhe ajudar de alguma forma.

2. Encare a rede como um negócio . A inclusão ou exclusão de contatos, a atenção dada a eles e o tipo de relacionamento com cada pessoa devem ser planejados e medidos de acordo com os seus interesses. Isso quer dizer que, apesar da confiança e da honestidade com as quais você deve se relacionar, o instrumento deve ser útil e servir aos seus propósitos. Portanto, seja seletivo e profissional. De nada adianta uma agenda lotada de nomes que não poderão lhe ajudar ou que sequer lembram quem você é.

3. Invista em seu capital social . Tão importante quanto seu capital financeiro, é o social, composto por pessoas de vários graus de relacionamento. Para aumentá-lo, procure sair, frequentar cursos, eventos e coquetéis profissionais. Quanto mais você aparecer para o mundo, mais será visto e mais oportunidades terá de alimentar sua rede.

4. Reúna seus contatos . Isso não se refere somente a cartões de visita. Pegue também suas agendas, seus convites de formatura, cadernos de endereços, guardanapos de papel, capas de cheque, pedaços de papel soltos, enfim, tudo o que possa conter anotações de nomes e dados de pessoas.

5. Tenha foco . Defina o que você quer da rede e atue em função disso. É emprego? Contrato de trabalho? Abrir um negócio? Sendo claro, você ajuda seus colegas a ajudarem você. Para definir seus objetivos, pergunte-se: De que preciso? Quais são os meios para chegar lá? Quem pode me ajudar nisso? Onde pode estar aquilo que procuro?

6. Registre seus contatos . Utilize o computador ou a ferramenta que preferir para registrar seus contatos da maneira que achar mais conveniente. Você pode separar seus contatos por Estado, cidade, ordem alfabética, enfim, não há regras específicas para isso. Apenas preocupe-se em fazer uma divisão que agilize suas buscas.

7. Converse . Adquira o costume de se aproximar de pessoas estranhas. É dessa forma que você realmente poderá saber quem ela é e de que forma ela pode contribuir para a sua vida profissional e pessoal. Essa é uma dificuldade comum, mas que precisa ser superada, caso você realmente queira expandir sua rede de contatos.

8. Troque cartões no final da conversa . Com essa atitude, você evita trocar cartões em vão ou oferecê-lo para alguém que pode ser inconveniente e dispensável para a sua rede.

9. Anote dados sobre a pessoa . Aproveite o verso do cartão de visitas para anotar o local do encontro, o tipo de conversa e algumas características da pessoa. É uma forma de você não precisar recorrer à memória para lembrar de onde veio determinado cartão. Além disso, é possível retomar a conversa sem perguntar coisas sobre as quais vocês já conversaram e saber um pouco sobre seus gostos e preferências.

10. Classifique as pessoas . Infelizmente, não dá para ter o mesmo tipo de vínculo com todas as pessoas. Até porque, naturalmente temos em nossa vida a presença daquelas que são mais ligadas a nós (família, amigos próximos) e outras com as quais a relação estabelecida é menos intensa (colegas, parceiros de trabalho). Todos fazem parte de seu capital social, mas se você classificá-los de acordo com seu interesse profissional - quem pode ser mais ou menos interessante - conseguirá distribuir o tempo dedicado a elas de maneira mais produtiva. Atenção: isso não tem a ver com sentimentos ou aproveitar-se das pessoas, apenas com administração dos contatos.

11. Classifique os contatos . Outra maneira de classificar seus contatos é dividindo-os em quatro partes: contratantes - pessoas que possuem poder de decisão sobre sua contratação; informantes - pessoas que sabem onde você pode encontrar boas oportunidades de emprego; intermediários - pessoas de sua rede que servem de ponte entre o você e o contratante; e influenciadores - pessoas que exercem alguma influência sobre sua recolocação no mercado.

12. Mantenha contato . É essencial cultivar sempre os seus relacionamentos, mesmo quando não estiver precisando deles, para que você possa ter crédito. A base da network é a troca - de informações, de favores, de lembranças, de confiança. Ligue para dar os parabéns pelo aniversário, pelo nascimento de um filho, por uma conquista profissional, pelo dia da profissão, enfim, nunca deixe para se lembrar de alguém somente quando necessitar de ajuda.

13. Utilize a Internet . A rede mundial é uma extensão e um apoio para a sua rede particular. Além de pesquisas sobre empresas, pessoas e serviços, você pode trocar e-mails e participar de listas de discussão, que hoje são um grande ponto de encontro entre profissionais que possuem os mesmos interesses. Nelas, você poderá debater assuntos ligados à sua profissão, saber de novidades, conhecer pessoas de seu interesse, arrumar emprego, etc...

 Wellington Moreira

wellington@caputconsultoria.com.br 

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Wellington Moreira
Wellington Moreira13 Seguidores 71 Publicações CEO
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Palestrante e consultor empresarial em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e G. Estratégica, professor de pós-graduação. Mestre em Adm. de Empresas, MBA em G. Estratégica de Pessoas, autor dos livros Líder tático e O gerente intermediário.

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